Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Congresso da Pastoral Social, Dia da Solicitude e Semana Vicarial da Caridade no próximo ano pastoral

ProgramaPastoral Lisboa 390x260

O Ano Pastoral no Patriarcado de Lisboa 2019/2020 vai ser marcado pelo tema da caridade e terá como pontos altos o Congresso da Pastoral Social, o Dia da Solicitude e uma Semana Vicarial, a decorrer em cada região da diocese.

No texto de apresentação do Programa e Calendário Diocesano para 2019/2020, publicado na página da internet do Patriarcado de Lisboa, D. Manuel Clemente afirma que a caridade deve levar cada cristão a “trabalhar em conjunto” para “melhor servir quem mais precisa de ser atendido”. “Detectar em cada meio aqueles que, estando mais periféricos, mais precisam de ser centralizados na nossa atenção e cuidado é o que procuraremos fazer. Podem ser pessoas ou grupos menos integrados, podem ser os que estão sós e pouco visitados, podem ser os que têm dificuldades de ordem física ou doença, podem ser os que chegam de perto ou de longe e requerem acolhimento”, escreve o Patriarca de Lisboa.

O programa detalha que o Dia da Solicitude, agendado para 18 de Outubro, terá como objectivo a partilha do trabalho realizado por diferentes instituições e paróquias, centrado na forma como se responde à palavra «solicitude»: “diligência no modo de atender, disponibilidade para ser útil aos outros, cuidado, prontidão e zelo”. Em Maio irá decorrer o Congresso da Pastoral Social, um momento para “juntos avaliarem o que se conseguiu realizar e apurarem critérios para o fazer porventura melhor no futuro”. A Semana Vicarial da Caridade será organizada em cada vigararia, sendo oportunidade para juntar “diferentes instituições e iniciativas sociocaritativas”, devendo ainda ser um tempo para a “formação dos agentes pastorais desta área”, proporcionando ainda uma “recoleção espiritual motivadora”.

Sublinha ainda o Cardeal-Patriarca que a Jornada Mundial da Juventude no horizonte, com a sua realização no Verão de 2022, acompanhará todo o ano pastoral, a sua preparação será um factor de “mobilização” e o programa entre 2019-2020 “será a sua melhor garantia”.

Destaca D. Manuel Clemente que “cada comunidade é chamada a verificar a sua situação específica, conforme o território geográfico e sociocultural”. Desta forma, a igreja diocesana continua a “sistematização” da Constituição Sinodal de Lisboa, resultando do sínodo de 2016, concretamente os números 53, «Sair com Cristo ao encontro de todas as periferias…», e o número 60, «fazer da Igreja uma rede de relações fraternas».

Texto: Agência Ecclesia.