Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Pedido do coordenador diocesano do Sínodo dos Bispos sobre a Sinodalidade: “Acompanhar a Assembleia Diocesana Pré Sinodal através da oração”

conegoruipedrocarvalho

O coordenador diocesano do Sínodo dos Bispos sobre a Sinodalidade convidou “toda a diocese” a acompanhar, “através da oração”, os trabalhos da Assembleia Diocesana Pré Sinodal, que vão decorrer no dia 14 de Maio, no Centro Diocesano de Espiritualidade, no Turcifal. “O convite que faço é que nos possamos unir a esta assembleia, que é representativa de toda a diocese, rezar por esta mesma assembleia e ir acompanhando também pelos órgãos de comunicação do Patriarcado”, desafiou o cónego Rui Pedro Carvalho.

Na conclusão da fase diocesana do Sínodo dos Bispos, que decorre no próximo sábado, vai ser lida “a síntese diocesana que foi feita pelas várias paróquias e comunidades”. “Depois de algum trabalho de leitura por parte de uma equipa, fizemos uma síntese que procura ter as ideias chave de tudo aquilo que nós recebemos - e foram quase 200 os relatórios que recebemos”, revela este sacerdote. “A assembleia vai ser um tempo para lermos, para rezarmos, a partir daquilo que foram as interpelações do próprio relatório e, a partir daí, escrevermos uma conclusão e até algumas linhas prioritárias que ressaltam desta síntese diocesana”, anuncia este responsável, assumindo que, “logo que possível”, vai ser “publicada esta mesma síntese, que é fruto de todo este caminho que foi realizado ao longo desta fase diocesana do Sínodo dos Bispos”.

O cónego Rui Pedro Carvalho recorda ainda que, após a fase diocesana, “haverá uma fase continental e depois até uma fase universal”, e convida, por isso, os cristãos a “continuarem a acompanhar a caminhada”. “O caminho sinodal continua, mesmo não se passando agora directamente a partir da nossa reflexão, e somos chamados a acompanhar e a rezar para que o Espírito Santo continue a conduzir este caminho”, deseja o coordenador diocesano do Sínodo dos Bispos sobre a Sinodalidade.

A Assembleia Diocesana Pré Sinodal, no Turcifal, onde é esperada a participação de 140 membros, inicia com a Eucaristia, seguida das palavras introdutórias, a contextualização da caminhada sinodal e a apresentação do relatório final. Haverá ainda trabalho de grupos, um painel com vivências desta fase e a apresentação da síntese diocesana. O encontro que marca a conclusão da fase diocesana do Sínodo dos Bispos termina com a oração de Vésperas.

Fonte: Voz da Verdade
Fotografia: Ecclesia