Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Pastoral Penitenciária promove encontro nacional em Fátima em Abril

santuario de fatima

A Coordenação Nacional da Pastoral Penitenciária anunciou hoje os dias 1 e 2 de Abril como datas do XVII Encontro Nacional da Pastoral Penitenciária, em Fátima, inicialmente previsto para Fevereiro, mas adiado devido à situação pandémica.

O encontro, agendado inicialmente para os dias 4 e 5 de Fevereiro, vai ter como tema ‘Eu sou o caminho! Comunhão, Participação e Missão’, estando a presidência a cargo do Bispo Auxiliar de Lisboa D. Joaquim Mendes, membro da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana.

Segundo uma nota da Coordenação Nacional da Pastoral Penitenciária, o evento “tem como destinatários todos aqueles que estão envolvidos ou se interessam pelas questões” daquele ramo da pastoral.

O encontro anterior realizou-se em 10 de Julho de 2021, no formato 'online', devido à pandemia de Covid-19, tendo a constituição de equipas de voluntariado em todas as dioceses do país até 2023 sido definida um dos objectivos da Pastoral Penitenciária.

O acompanhamento das pessoas em reclusão domiciliária, sujeitos a pulseira electrónica, foi outra das preocupações apontadas na ocasião, que foi aproveitada por D. Joaquim Mendes, que é também o responsável pastoral pela Jornada Mundial da Juventude que se realiza em Lisboa em 2023, deixar o desejo de ver os reclusos jovens envolvidos na caminhada até àquele evento que será encerrado pelo Papa Francisco.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA (arquivo)