Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Assinatura Digital

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Casa do Oeste: Faleceu esta quinta-feira Acácio Catarino

acaciocatarino

Faleceu esta quinta-feira, Acácio Catarino, ex-presidente da mesa da assembleia-geral da Fundação João XXXIII, em Ribamar. O colaborador da Casa do Oeste foi durante muitos anos redactor no jornal ALVORADA através do suplemento ‘Grito Rural’ da Acção Católica Rural.

O Bispo D. José Traquina, presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, referiu à Agência Ecclesia que a Igreja Católica em Portugal expressa a “profunda gratidão” pelo trabalho realizado por Acádio Catarino e pela “memória” que deixa de compromisso social que coloca o “interesse pelo bem de todos” em primeiro lugar.

Faleceu um homem bom, que nos deixa um grande testemunho da sua dedicação à causa do bem comum, da justiça social”, afirmou o Bispo de Santarém

D. José Traquina referiu que “o empenho na Cáritas Portuguesa foi uma das demostrações do seu empenho inteiramente entregue ao bem comum da sociedade, no desenvolvimento dos vários projetos”.

O presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana endereçou aos familiares os “sentimentos de perda, de comunhão e gratidão” e afirmou que “só Deus” poderá dar a “consolação” neste momento de despedida.

Com 86 anos, Acácio Catarino foi consultor da Casa Civil do Presidente da República entre 2001 e 2006 e presidente da direcção da Cáritas Portuguesa durante 17 anos.

Licenciado em Sociologia, foi docente de Serviço Social e Desenvolvimento Local, na Universidade Católica Portuguesa, de Administração Social, no ex-Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa e na área do emprego e dos recursos humanos, no ISCTE.

Desempenhou vários cargos de direcção na área do emprego e formação profissional nas décadas de 80, 90 e nos inícios do século XXI e foi membro, com diferentes cargos, dos primeiros governos democráticos, em meados da década de 70, no setor social.

Membro da Comissão Nacional Justiça e Paz, de organismos das IPSS e das Misericórdias, Acácio Catarino foi presidente do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado, presidente da Comissão Coordenadora Nacional das Semanas Sociais, entre várias instituições sem fins lucrativos e grupos de trabalho de âmbito social e cooperativo.

Texto: ALVORADA com Agência Ecclesia
Fotografia: Agência Ecclesia