Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Assinatura Digital

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Papa recebeu logotipo e terço da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa

Papa e JMJ Lisboa

O Papa recebeu o logotipo e o terço da edição da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que vai decorrer em Lisboa, no Verão de 2023. Segundo a agência Ecclesia, a oferta foi feita durante um encontro, esta quinta-feira no Vaticano, entre o Papa e o presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023 e Bispo Auxiliar do Patriarcado de Lisboa, D. Américo Aguiar. "O logotipo em madeira é semelhante aos que foram enviados para cada um dos 21 Comités Organizadores Diocesanos da JMJ, que correspondem às 21 dioceses de Portugal”, segundo a organização o evento.

D. Américo Aguiar reuniu-se ainda com vários responsáveis da Cúria Romana, entregando igualmente a imagem oficial e o terço da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, entre os quais o Cardeal D. José Tolentino Mendonça, arquivista e bibliotecário da Santa Sé.

O logo da JMJ 2023, inspirado no tema ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’, proposto pelo Papa, tem como elementos centrais a Cruz, atravessada por um caminho onde surge o Espírito Santo, e a figura da Virgem, acompanhada pela referência à oração do Rosário.

A Jornada Mundial da Juventude é o maior evento organizado pela Igreja Católica. O anúncio da escolha de Lisboa para receber esta organização foi feito em 27 de Janeiro de 2019, na Cidade do Panamá. Inicialmente prevista para Agosto de 2022, a pandemia de Covid-19 determinou o adiamento da JMJ um ano. Portugal será o segundo país lusófono, depois do Brasil, a acolher uma Jornada Mundial da Juventude, criada em 1985 pelo Papa João Paulo II (1920-2005).

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: JMJ