Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Vila de Óbidos acolhe XXV Encontro Interescolas Diocesano

xxv interescolas emrc

Realiza-se no Complexo Desportivo de Óbidos no próximo dia 9, a partir das 9h30, o XXV Encontro Interescolas da Diocese de Lisboa destinado aos alunos dos 2º e 3º ciclos que frequentam as aulas da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), nas escolas estatais e privadas, numa organização do Secretariado Diocesano do Ensino Religioso de Lisboa.

Este ano esperam-se cerca de 1500/2000 participantes, entre alunos e professores, provenientes de escolas de “toda a diocese” e pretende “proporcionar uma experiência exploratória e imersiva no que significa ‘Caminhar Juntos na Esperança’ , realça uma nota enviada à agência Ecclesia.

Na vila de Óbidos, vai ser montada na zona do complexo desportivo, a ‘Vila da Esperança’, com actividades lúdicas, mas também de carácter espiritual.

O Interescolas vai ter ‘Bairros’ na ‘Vila da Esperança’, como o ‘Bairro das Vocações/Pastoral Juvenil’, com ateliers destinados a apresentar propostas vocacionais; ‘Bairro da Solidariedade’, com ateliers de organizações que, nos seus objectivos e propósitos, procuram ir ao encontro dos mais necessitados da nossa sociedade, como o caso da Cáritas, Missão Servir, Solsef, Guias de São Lourenço; ‘Bairro da Música’, pretendendo o contacto com instrumentos e a música medieval.

Haverá workshops com ateliers inspirados no mundo medieval típico de Óbidos, destacando o tiro ao arco à moda medieval, danças medievais, atelier do pão, do azulejo e da música.

Neste dia vai estar presente o Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, para um momento de intervenção e mensagem a todos os alunos e professores que decorrerá pelas 14h00.

Para concluir as actividades do XXV Interescolas Diocesano vai estar o artista Matay, pelas 15h00, também na qualidade de antigo aluno de EMRC, além da sua actuação, terá a missão de dar o seu testemunho e a importância do professor e das aulas, na transformação da sua personalidade e forma de estar na sociedade.

Texto: ALVORADA com agência Ecclesia