Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Imagem de Nossa Senhora de Fátima no Vaticano para celebração na Praça de São Pedro

Vaticano

A imagem original de Nossa Senhora de Fátima, exposta na Capelinha das Aparições, em Fátima, irá estar em Roma para as celebrações católicas na Praça de São Pedro, a 12 de Outubro de 2025, segundo anunciou hoje o Vaticano.

A imagem irá estar presente no Jubileu da Espiritualidade Mariana, no mesmo dia em que tem início a última peregrinação internacional ao Santuário de Fátima, por indicação do Dicastério para a Evangelização.

A famosa imagem da Virgem, conhecida pelos fiéis do mundo inteiro e símbolo da ‘Esperança que não decepciona’, estará presente entre os fiéis participantes” da missa na Praça São Pedro no domingo, 12 de Outubro de 2025, às 10h30 locais, “enriquecendo ainda mais este momento de oração e reflexão”, refere o Vaticano.

Esta é a quarta vez que a imagem sai do Santuário de Fátima e vai a Roma. “A primeira foi em 1984, por ocasião do Jubileu Extraordinário da Redenção, quando, a 25 de Março, São João Paulo II consagrou o mundo ao Imaculado Coração de Maria; a segunda vez foi no Grande Jubileu do Ano 2000 e a terceira, em Outubro de 2013, por ocasião do Ano da Fé com o Papa Francisco”, refere o gabinete de imprensa do Vaticano.

Segundo Rino FIsichella, pró-prefeiro do Dicastério para a Evangelização, a presença da imagem original de Nossa Senhora de Fátima permitirá “a todos viver a proximidade da Virgem Maria". Trata-se, continuou, de “um dos ícones marianos mais significativos para os cristãos de todo o mundo que, como o Santo Padre enfatiza na Bula de Proclamação do Jubileu Spes non confundit, a veneram como a 'mais afectuosa das mães, que nunca abandona seus filhos'”.

Em comunicado, o reitor do Santuário de Fátima, Carlos Cabecinhas, destacou a importância desta viagem, recordando que a retirada da imagem da Capelinha é feita apenas de modo excepcional e a pedido dos papas. “A particular devoção com que o Papa Francisco olha para esta escultura - como aconteceu no Campo da Graça em Lisboa, na missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude - é para os devotos de Nossa Senhora de Fátima um verdadeiro estímulo a acolher a mensagem de paz que a Virgem Maria em Fátima trouxe ao mundo”, refere o reitor.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA (arquivo)