Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

COVID-19: Papa adia Jornada Mundial da Juventude em Lisboa para 2023

JMJ em Lisboa

A próxima jornada Mundial da Juventude, que se deveria realizar em Lisboa em 2022, foi adiada para Agosto de 2023 devido à pandemia de Covid-19, anunciou hoje o Vaticano. “Devido à actual situação de saúde e suas consequências no movimento e agregação de jovens e famílias, o Santo Padre, juntamente com o Dicastério para Leigos, Família e Vida, decidiu adiar o próximo Encontro Mundial da Família por um ano, agendado para Roma, em Junho de 2021, e a próxima Jornada Mundial da Juventude, agendada em Lisboa em Agosto de 2022, respectivamente em Junho de 2022 e Agosto de 2023”, diz o Vaticano em comunicado.

O maior evento organizado pela Igreja Católica estava agendado para 2022, em Lisboa, com a presença do Papa Francisco e com o tema 'Maria levantou-se e partiu apressadamente', seria um acontecimento nunca visto em Portugal com um custo acima de 50 milhões de euros. Recentemente e também devido à pandemia, a cerimónia de passagem dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude do Panamá para Portugal, prevista para 5 de Abril, foi adiada para Novembro. Para a angariação de fundos e gestão dos fundos associados ao evento foi criada a Fundação Jornada Mundial da Juventude.

A organização da Jornada Mundial da Juventude tem uma sede provisória em São Vicente de Fora, em Lisboa, e o Cardeal Patriarca de Lisboa disse em Novembro de 2019 esperar que o evento possa ter o mesmo impacto no desenvolvimento da zona entre os concelhos de Lisboa e Loures (onde vai decorrer) que a Expo 98 teve no local onde hoje se situa o Parque das Nações.

Texto: ALVORADA com agência Lusa