Conferência Episcopal Portuguesa saúda nomeação de novos bispos auxiliares para o Patriarcado de Lisboa
- Igreja
- 14/06/2024 14:31
A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) saudou hoje “com profunda alegria” a nomeação dos padres Nuno Isidro e Alexandre Palma como bispos auxiliares do Patriarcado de Lisboa, sublinhando a sua relevância no seguimento da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.
“A realidade dos jovens terá certamente uma atenção particular, não apenas no Patriarcado de Lisboa, mas também no contexto da Igreja em Portugal”, salienta a CEP numa nota divulgada hoje ao início da tarde sobre as nomeações anunciadas pelo Vaticano.
D. Alexandra Palma, com 45 anos, torna-se o mais novo bispo português, tendo sido nomeado em Maio presidente da Fundação Jornada Mundial da Juventude 2023, funções em que substituirá o cardeal Américo Aguiar a partir de Julho. Este padre lecciona na Universidade Católica Portuguesa, onde é professor auxiliar e vice-director da Faculdade de Teologia. É também, desde 2012, prefeito no Seminário dos Olivais e pertence ao Conselho Presbiteral por escolha do Patriarca de Lisboa.
Já D. Nuno Isidro, de 59 anos, é vigário-geral do Patriarcado desde 2011, e director espiritual do Seminário dos Olivais, desde 2017, além de membro do Conselho Presbiteral.
A ordenação episcopal vai ter lugar no dia 21 de Julho, domingo, às 16h00, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.
Além destes dois novos bispos auxiliares, mantém-se em funções também o bispo D. Joaquim Mendes. Até Outubro de 2023, o Patriarcado contou como bispo auxiliar com o actual bispo de Setúbal, cardeal Américo Aguiar.
Texto: ALVORADA com agência Lusa