Patriarca de Lisboa anuncia novo presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023
- Igreja
- 31/05/2024 12:30
O Patriarca de Lisboa anunciou hoje que o Pe. Alexandre Palma vai ser nomeado presidente da Fundação JMJ (Jornadas Mundiais da Juventude) Lisboa 2023, iniciando funções a partir de Julho.
Em comunicado, D. Rui Valério adianta que o sacerdote, de 45 anos, aceitou a nomeação "com sentido de responsabilidade" e "com grande sentido de continuar na mesma senda que tem sido trilhada até aqui”. “O senhor padre Alexandre Palma abraçou este projecto com entusiasmo e será ele o sucessor de D. Américo” Aguiar, actual bispo de Setúbal, acrescenta.
D. Rui Valério agradeceu ainda a D. Américo Aguiar, classificando o seu trabalho como presidente da referida fundação como “prestimoso e louvável”. “A JMJ Lisboa 2023 deve muito do que foi, muito do que está a ser e muito do que será” a D. Américo Aguiar que liderou o projecto no terreno “com grande competência, com grande abertura, com grande sentido colegial e, sobretudo, tendo em conta aquilo que eram os principais desafios e o caminho e o rumo a seguir”, diz ainda, citado no comunicado.
Alexandre Palma foi ordenado padre em Julho de 2006 e é prefeito do Seminário Maior de Cristo-Rei dos Olivais desde Julho de 2012. Doutorado em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana, de Roma, é ainda vice-director e coordenador das Relações Internacionais e membro do Conselho Científico da Faculdade de Teologia, da Universidade Católica Portuguesa, e director e investigador do Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião (CITER) da mesma faculdade. No passado dia 12 de Maio, foi instituído Cónego do Cabido da Sé Patriarcal de Lisboa.
No mesmo comunicado, o Patriarca de Lisboa faz um balanço da visita que os bispos portugueses realizaram ao Vaticano, na semana passada, destacando ter sido “um momento de forte comunhão”. “Estivemos com o Santo Padre em audiência, que, aliás, foi maravilhosa, foi extraordinária. Ao longo de toda a semana, o que desenvolvemos foi um contexto de aproximação mais integral com o que são as grandes orientações do Papa Francisco”, disse Rui Valério, citado no comunicado.
Texto: ALVORADA com agência Lusa