Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Bispos portugueses começam hoje visita 'ad Limina Apostolorum' no Vaticano

Vaticano

Os bispos portugueses começam hoje no Vaticano uma visita 'ad Limina Apostolorum', estando prevista uma audiência com o Papa Francisco, a fechar o programa, na manhã na próxima sexta-feira.

A visita 'ad Limina' é feita de cinco em cinco anos - esta deveria ter ocorrido em 2020, mas foi adiada devido à pandemia de Covid-19 -, e, além de reuniões dos prelados com os diferentes dicastérios da Santa Sé, encontram-se também com o Papa.

O Código de Direito Canónico estabelece que “o Bispo Diocesano tem obrigação de apresentar ao Sumo Pontífice, a cada cinco anos, um relatório sobre a situação da diocese que lhe está confiada”.

Nesse relatório, segundo informação da CEP, os bispos prestam contas das suas administrações ao Papa e à Santa Sé.

No domingo, o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) admitiu que os bispos vão levar ao Vaticano uma “visão realista” da realidade da Igreja, que inclui a crise provocada pelos abusos sexuais.

Nós tomamos isto a sério, porque achamos que não se brinca com os sentimentos e a dor das pessoas”, disse José Ornelas, em entrevista conjunta à agência Ecclesia e à Rádio Renascença.

Segundo o programa divulgado pela CEP, o primeiro encontro será com a Secretaria-Geral do Sínodo dos Bispos, cuja segunda Assembleia decorrerá no Vaticano em Outubro.

Além das reuniões nos diferentes dicastérios, das visitas aos túmulos dos apóstolos e do encontro com o Papa, está também previsto um jantar na Embaixada de Portugal junto da Santa Sé.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA (arquivo)