Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Assinatura Digital

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa: candidaturas fecham a 9 de janeiro

Fecham a 9 de janeiro de 2022 as candidaturas à quinta edição do Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa, organizado pela Representação da Comissão Europeia em Portugal. Este Prémio é atribuído a jornalistas e a estudantes do ensino superior de cursos de jornalismo ou de comunicação que tenham contribuído de forma notável para clarificar questões importantes a nível europeu ou que tenham promovido uma melhor comunicação entre as instituições da União Europeia e os cidadãos em Portugal.

Os trabalhos a concurso nesta edição devem ter sido publicados ou difundidos pela primeira vez entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2021.

O regulamento e os formulários de candidatura estão disponíveis na página dedicada @ https://portugal.representation.ec.europa.eu/atualidade-e-eventos/premio-jornalismo-fernando-de-sousa_pt

Existe um formulário por cada uma das três categorias para as candidaturas apresentadas pelos próprios candidatos ou por uma autoridade que os represente e um formulário de recomendação que pode ser preenchido por um membro do público a sugerir um trabalho jornalístico que ache que deva ser considerado.

Esta 5ª edição do Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa apreciará trabalhos de informação desenvolvidos nas áreas de imprensa, rádio, televisão e internet e organiza-se em três categorias:

Categoria «Jornalista - Media Nacional»: um prémio atribuído a um trabalho produzido por um jornalista detentor de carteira profissional; ou por uma equipa da qual conste um jornalista detentor de carteira profissional; e que seja publicado/difundido num órgão de comunicação social de âmbito nacional.

Categoria «Jornalista - Media Regional»: um prémio atribuído a um trabalho produzido por um jornalista detentor de carteira profissional; ou por uma equipa da qual conste um jornalista detentor de carteira profissional; e que seja publicado/difundido num órgão de comunicação social de âmbito regional ou local.

Categoria «Estudante»: um prémio atribuído a um trabalho produzido por um estudante ou por uma equipa de estudantes do ensino superior de jornalismo ou de comunicação.

Prémios: O Prémio de Jornalismo «Fernando de Sousa» é repartido pelas seguintes categorias:

Categoria «Jornalista - Media Nacional»: um prémio pecuniário de 5 000 (cinco mil) euros; Categoria «Jornalista - Media Regional»: um prémio pecuniário de 5 000 (cinco mil) euros; Categoria «Estudante»: um prémio pecuniário de 1 000 (mil) euros.

Os vencedores da V edição do Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa serão anunciados no dia 9 de maio de 2022, Dia da Europa.

Mandato e composição dos júris: O Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa é atribuído pelo júri de seleção. Os vencedores de cada categoria serão selecionados a partir da lista de finalistas elaborada por um júri de pré-seleção incluindo, no máximo, seis candidaturas para cada uma das três categorias. O júri de pré-seleção é constituído por: elementos da Comissão Europeia: António Vicente, Daniel Rosário, Manuel Romano e Sofia Alves. Elementos da academia ou entidades externas relacionadas com o ensino de jornalismo ou com comunicação sobre a União Europeia: Filomena António (Centro de Informação Europeia Jacques Delors- CIEJD), Luís Bonixe (Repórteres em Construção - REC). O júri de seleção será constituído por: a Representante da Comissão Europeia em Portugal, que preside ao júri: Sofia Moreira de Sousa. Um elemento da Comissão Europeia com responsabilidades na área da comunicação ou relações com imprensa ou com experiência nas áreas da comunicação ou imprensa: Telmo Baltazar. Três representantes da classe profissional dos jornalistas em Portugal: Casa da Imprensa - Goulart Machado; Clube de Jornalistas - Rui Cardoso; Sindicato Jornalistas - Luís Filipe Simões.

O Prémio é promovido no âmbito do respeito pela liberdade e pelo pluralismo da comunicação social e serve como uma homenagem ao jornalista português especialista em assuntos europeus, Fernando de Sousa, cujo percurso pode ser recordado no arquivo digital @ https://www.newsmuseum.pt/pt/arquivo-digital-fernando-de-sousa  do NewsMuseum, em Sintra. Contacto para questões: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.