Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Conferência sobre o Futuro da Europa

«As pessoas têm de estar no centro de todas as nossas políticas. Por isso, desejo que todos os europeus contribuam ativamente para a Conferência sobre o Futuro da Europa e desempenhem um papel de liderança na definição das prioridades da União Europeia. Apenas em conjunto conseguiremos construir a nossa União de amanhã.»

Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia

Faz parte do compromisso da presidente Ursula von der Leyen dar mais voz aos europeus sobre a ação da União Europeia e a forma como esta trabalha para eles. Todos os europeus podem participar, independentemente de quem sejam e onde quer que se encontrem.

A conferência tem por objetivos refletir a nossa diversidade e levar a Europa para lá das suas capitais, chegando a todos os cantos da UE e reforçando a ligação entre os europeus e as instituições que os servem.

Fá-lo através de uma multiplicidade de conferências e debates organizados em toda a UE, bem como através de uma plataforma digital interativa multilingue. Os jovens em particular são incentivados a participar e a partilhar as suas ideias.

As autoridades a nível europeu, nacional, regional e local, bem como a sociedade civil e outras organizações, podem também organizar eventos para envolver o maior número possível de pessoas.

O que é a Conferência sobre o Futuro da Europa?

É um exercício de participação direta, que parte da base para o topo, para que todos os cidadãos possam participar na construção da União Europeia.

A Conferência sobre o Futuro da Europa é um conjunto de conversas e debates protagonizados pelos cidadãos que vão permitir que as pessoas de toda a Europa partilhem as suas ideias e ajudem a definir o nosso futuro comum.

A Conferência é a primeira do género: um grande exercício democrático pan-europeu, com debates protagonizados pelos cidadãos que vão permitir que as pessoas de toda a Europa partilhem as suas ideias e ajudem a definir o nosso futuro comum.

Tudo isto é feito através de uma Plataforma Digital Multilingue

@ https://futureu.europa.eu/?locale=pt  inovadora, onde qualquer europeu pode participar num evento, partilhar as suas ideias ou organizar ele próprio um evento.

A plataforma está dividida em 9 tópicos, mas também haverá espaço para outras ideias que eventualmente não se inserem nos 9 temas previamente identificados.

A Conferência sobre o Futuro da Europa oferece um novo fórum público que proporciona um espaço de debate aberto, inclusivo e transparente com os cidadãos sobre prioridades e desafios importantes.

Desde o lançamento da plataforma na primavera de 2021, Dia da Europa, já foram debatidas mais de 9 mil ideias e organizados digital e presencialmente mais de 3 mil eventos.

A Conferência sobre o Futuro da Europa insere-se numa das 6 prioridades políticas da Comissão Europeia 2019-2024, UM NOVO IMPULSO PARA A DEMOCRACIA - Promover, proteger e reforçar a nossa democracia, e pretende chegar a conclusões até à primavera de 2022.

Como pode participar?

Vá a https://futureu.europa.eu/?locale=pt, procure eventos perto de si, partilhe as suas ideias, comente as ideias que já estão na plataforma ou organize um evento sobre um tema que lhe interessa.

O Centro EUROPE DIRECT Oeste, Lezíria e Médio Tejo é a entidade mais próxima e pode contar com toda a ajuda neste verdadeiro exercício de cidadania europeia.

Entre em contacto através do mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do telefone 262 085 044

Porque somos a EUROPA na sua Região.