Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

#DiscoverEU - Comissão vai disponibilizar passes ferroviários para os jovens europeus

Graças à iniciativa #DiscoverEU (mais informação @  https://europa.eu/youth/discovereu_pt ), a Comissão disponibilizará passes ferroviários gratuitos a 60 000 europeus com idades compreendidas entres os 18 e os 20 anos.

As candidaturas abriram esta terça-feira, dia 12 de outubro, e terminam a 26 de outubro, às 12h00, para um período de viagem em 2022, que será o Ano Europeu da Juventude.

Esta fase de candidaturas está aberta aos jovens europeus nascidos entre 1 de julho de 2001 e 31 de dezembro de 2003.

Excecionalmente, os jovens de 19 e 20 anos de idade também podem candidatar-se, uma vez que as fases de candidaturas em que podiam participar foram adiadas devido à pandemia de COVID-19.

Os candidatos escolhidos poderão viajar, por um período máximo de 30 dias, entre março de 2022 e fevereiro de 2023.

Como a evolução da pandemia continua a ser uma incógnita, todos os viajantes beneficiarão de reservas flexíveis através de um novo passe de viagem móvel.

A data de partida pode ser alterada até ao momento da partida. Os passes de viagem móveis têm validade de um ano. A Comissão aconselha todos os viajantes a verificarem as eventuais restrições de viagem na plataforma ReopenEU (mais informação @ https://reopen.europa.eu/pt).

Os candidatos selecionados podem viajar sozinhos ou em grupos de cinco (todos dentro da faixa etária elegível).

Para reforçar as viagens sustentáveis - e, deste modo, apoiar o Pacto Ecológico Europeu - os participantes na iniciativa #DiscoverEU viajarão predominantemente de comboio. A cada Estado-Membro é atribuído um número de passes de viagem baseado na sua população e proporcionalmente à população total da União Europeia.

Para mais informações ou eventuais esclarecimentos, contactar o EUROPE DIRECT Oeste, Lezíria e Médio Tejo.