Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Porto de Leixões considerado o "mais eficiente a nível nacional"

porto de leixoes

O Porto de Leixões, em Matosinhos, foi considerado o "mais eficiente a nível nacional", adiantou hoje a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), tendo por base a classificação do CPPI - Container Port Performance Índex.

Em comunicado, a APDL adianta hoje que na classificação do CPPI - Container Port Performance Index 2022 o Porto de Leixões ocupa a 175.º posição e é considerado o 43.º melhor porto na região da Europa / Norte de África.

Estas posições classificam o Porto de Leixões como “o mais eficiente porto a nível nacional”, destaca a APDL.

O Porto de Leixões é o principal porto exportador a nível nacional de carga contentorizada, contribuindo para 7% do emprego em Portugal e 6% do Produto Interno Bruto (PIB).

De acordo com a APDL, o Porto de Leixões vai continuar a "potenciar uma estratégia de qualificação dos seus equipamentos e estruturas", tendo por base um "ambicioso plano de investimentos" que permitirá a "valorização dos segmentos de operação", nomeadamente a carga contentorizada, carga geral e o serviço ro-ro.

Construído nos finais do século XIX e sucessivamente alargado até aos dias de hoje, o Porto de Leixões, situado na foz do Rio Leça, no concelho de Matosinhos (distrito do Porto), é o maior porto artificial de Portugal.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Direitos Reservados