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Campanha promocional da Porbatata lançada em plena época de colheita em Portugal

Campanha Miss Tata 2021

A Porbatata - Associação da Batata de Portugal, lança hoje uma campanha para promover o consumo de batata portuguesa, pretendendo impulsionar o consumo deste alimento no período de maior produção, que decorre de Maio a Setembro. Em comunicado enviado ao ALVORADA, a associação que está sediada na Lourinhã sublinha que o objectivo é “mostrar que a batata portuguesa é a mais fresca e saborosa, a mais próxima (e, por isso, com menos pegada ecológica) e a aliada indispensável numa alimentação saudável”, sendo também “a favorita dos portugueses”.

A promoção é feita com a marca criada pela associação em 2020, ‘a Miss Tata’, tendo a campanha como mote ‘Miss Tata, a favorita’. Este trabalho conta com a participação da ‘chef’ Marlene Vieira, do ‘tiktoker’ Gastão Reis (do it gastro), da avó Fernanda do projecto ‘A Avô veio Trabalhar’, da nutricionista Rita Teixeira e do produtor Carlos Marques.

Além das redes sociais, a ‘Miss Tata’ também será promovida na grande distribuição, numa parceria com a APED - Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição. A ‘Miss Tata’ estará em folhetos e outros materiais de comunicação nos pontos de venda dos hiper e supermercados aderentes desta iniciativa. A campanha de promoção da batata portuguesa será também divulgada pela Porbatata em órgãos de comunicação social especializados europeus. O objectivo é dar a conhecer a marca colectiva da batata portuguesa e estimular as exportações, numa altura em que este produto está a chegar ao mercado, acabado de colher.

“Queremos que a Miss Tata seja a favorita dos portugueses porque é fresca, nova, acabada de colher. Numa altura em que o setor alimentar se debate com tantas dificuldades, apoiar a produção nacional e consumir batata portuguesa é fundamental. É um produto saudável, nutritivo e produzido em todo o território nacional”, explica o dirigente lourinhanense Sérgio Ferreira, presidente da direcção da Porbatata. “Portugal só produz cerca de 40 a 50% da batata consumida pelos portugueses. Sabemos que produzimos bem e com qualidade. Sabemos também que temos capacidade para aumentar a produção. É muito importante investir em promoção e ultrapassar as dificuldades actuais para que a fileira se torne mais forte”, acrescenta.

Já Mónica Ventosa, directora-geral adjunta da APED, considera que “a promoção e apoio à produção nacional é um compromisso contínuo da Distribuição, que tem procurado valorizar e aprofundar a relação com os produtores nacionais. O apoio dado pela APED a esta campanha da Porbatata constitui um novo passo na relação de colaboração que as duas entidades têm vindo a aprofundar ao longo dos últimos anos para a valorização de um produto de destaque na gastronomia portuguesa”, acrescenta.

Em 2021, as exportações de batata somaram mais de18 milhões de euros e a União Europeia foi o principal mercado de destino. O maior comprador de batata portuguesa é Espanha, que absorve 48% das exportações nacionais, em valor. Em Portugal, a produção de batata é de cerca de 450 mil toneladas. O consumo per capita ultrapassa os 90 quilos por ano.

A promoção da batata portuguesa é uma das iniciativas do projecto de Promoção da Batata Portuguesa nos Mercados Externos, apoiado pelo Portugal 2020, no âmbito Programa Operacional Competitividade e Internacionalização.

Fundada a 28 de Setembro de 2016, a PORBATATA - Associação da Batata de Portugal é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo promover a batata portuguesa como um alimento saudável e diferenciado, destacando as suas características únicas. Com sede na Lourinhã, representa os interesses de toda a fileira em Portugal e é uma voz única e activa do sector, unindo a batata semente, a produção, a comercialização e a indústria. Representa mais de metade dos produtores de batata em Portugal e conta com mais de meia centena de associados.

Texto: ALVORADA