Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Assinatura Digital

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Seis candidatos para fornecer 117 novos comboios para a CP

Linha do Oeste 20

A CP - Comboios de Portugal anunciou hoje ter recebido seis candidaturas ao concurso de aquisição de 117 automotoras para os serviços regional e suburbano, apresentadas por três empresas e três consórcios e onde figuram fabricantes europeus, chineses e japoneses. Em comunicado, a CP avança que apresentaram candidaturas os chineses da CRRC Tangshan, os japoneses da Hitachi Rail e os suíços da Stadler, através da Stadler Rail Valência.

Já em consórcio candidataram-se os agrupamentos constituídos pela francesa Alstom Transporte, Bombardier Transportation Portugal (detida pela Alstom) e a portuguesa Domingos da Silva Teixeira (DST); um outro agrupamento que integra a unidade de fabrico e a unidade de engenharia dos espanhóis da CAF (Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles e CAF Turnkey & Engineering); e um agrupamento constituído pela espanhola Patentes Talgo e a alemã Siemens Mobility.

Segundo adianta a CP, “o júri do concurso vai agora proceder à análise das candidaturas com vista à sua qualificação, sendo admitidos à fase seguinte todos os candidatos que cumpram os requisitos de capacidade técnica e financeira previstos nas peças do procedimento”.

A decisão de qualificação será tomada no prazo de 44 dias úteis contados desde o passado dia 15, data em que terminou o prazo para apresentação de candidaturas. De acordo com a CP, os candidatos que vierem a ser admitidos “serão convidados, em simultâneo, a apresentar propostas para o fornecimento dos 117 comboios e construção de oficina de manutenção de material circulante”.

A CP pretende que estes coboios novos venham futuramente a circular também na Linha do Oeste, de forma a melhorar o serviço prestado aos utentes.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA (arquivo)