Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Assinatura Digital

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

‘Miss Tata’ regressa ao programa de culinária ‘MasterChef’ no Dia de Natal

Campanha Miss Tata 2021

A ‘Miss Tata’ vai regressar, dia 25 de Dezembro, aos ecrãs da RTP1 para uma participação especial no ‘MasterChef’, o concurso de culinária transmitido pelo canal de televisão pública.

A marca colectiva criada pela Porbatata - Associação da Batata de Portugal, com sede na Lourinhã, volta a ser protagonista num dos desafios do concurso televisivo, depois de uma primeira presença a 11 de Dezembro.

A Porbatata tem em curso um projecto de Promoção da Batata Portuguesa em mercados internacionais e pretende divulgar as qualidades deste produto característico da Dieta Mediterrânica. Para chegar mais perto dos consumidores, criou a ‘Miss Tata’, uma marca colectiva que já se encontra nas embalagens de batata produzida em Portugal.

Este projecto é apoiado pelo Portugal 2020, no âmbito Programa Operacional Competitividade e Internacionalização e prevê um investimento global de 352.988 euros, financiado em 85% pelo FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Segundo a Porbatata, em Portugal, o consumo per capita de batata é de 93,6 quilos por ano. Produz-se batata em todas as regiões, com destaque para Entre Douro e Minho, Trás-os-Montes, Beira Interior, Beira Litoral, Oeste, Ribatejo, Península de Setúbal e Costa Alentejana. No total, a área ocupada pelo cultivo deste alimento totaliza 22 mil hectares e a produção média atinge perto de 500 mil toneladas anuais.

No que toca às exportações, em 2020, as vendas de batata portuguesa para os mercados internacionais somaram mais de18 milhões de euros.

Texto: ALVORADA