Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Pesca do tamboril interdita em águas nacionais a partir de terça-feira

barcos de pesca

A pesca do tamboril está proibida a partir de terça-feira, após Portugal ter esgotado 95% desta quota, ficando as descargas limitadas às capturas acessórias, anunciou a Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).

“Considerando os dados das capturas efectuadas pela frota portuguesa da unidade populacional de tamboril nas zonas oito c, nove e 10 nas águas da UE [União Europeia] da zona CECAF 34.1.1., informa-se que a utilização da quota atingiu os 95%”, indicou, em comunicado a DGRM.

Neste sentido, para as viagens iniciadas a partir das 00h00 de 7 de Dezembro, é interdita a pesca dirigida desta espécie. As descargas ficam limitadas à capturas acessórias “até 5% do total descarregado por embarcação em cada maré de pesca”. A 16 de Setembro, a DGRM já tinha avisado que o país tinha utilizado 80% da quota de pesca do tamboril.

A DGRM é um serviço central da administração directa do Estado, tutelado pelo Ministério do Mar, com autonomia administrativa, que tem por objectivo o desenvolvimento da segurança e serviços marítimos, a execução das políticas de pesca e a preservação dos recursos.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA (arquivo)