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Lojas Lidl: abertas candidaturas à segunda edição da iniciativa ‘Da Minha Terra’

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A segunda edição ‘Da Minha Terra’, uma iniciativa lançada pelo Lidl no final de Setembro do ano passado, arranca na próxima segunda-feira, dia 25, com a abertura da candidatura a esta acção que pretende apoiar os pequenos produtores nacionais, e que tem contribuído para dinamizar a economia local em várias regiões do país.

Esta iniciativa dá a mais produtores portugueses a oportunidade de terem os seus produtos comercializados nas lojas Lidl, através da abertura de um canal directo por parte do retalhista a novos fornecedores. Esta segunda edição traz também novidades relativamente às áreas de incidência abrangidas pela iniciativa, alargando a todas as categorias de produto, excepto frutas e legumes, onde o Lidl tem já em Portugal um leque de fornecedores significativo. De recordar que na primeira edição da iniciativa a mesma abrangia as áreas de Charcutaria, Queijos, Doces e Bolos Secos.

Tendo sido lançada no final de Setembro de 2020, na sequência do contexto provocado pela pandemia, que criou sérias dificuldades aos pequenos produtores, a iniciativa ‘Da Minha Terra’ apoiou na altura 35 produtores que se destacaram entre os cerca de 70 candidatos seleccionados para participarem num formato de ‘pitch’, de um total de 180 candidaturas. Avaliando critérios como a qualidade e excelência dos produtos, e também a ambição de crescer e inovar, o Lidl seleccionou 46 artigos destes produtores que estão a ser comercializados nas suas lojas, a nível regional ou nacional, desde Maio deste ano, alargando assim a sua rede de fornecedores nacionais.

Os produtores podem inscrever-se até ao próximo dia 31 de Dezembro, no site do Lidl, e após uma primeira avaliação das candidaturas, tendo em conta os critérios definidos - capacidade de fornecimento de forma regular no mínimo de 50 lojas Lidl; possuir uma certificação de qualidade mínima HACCP (entre outras que tenham); identificar produtos com certificação DOP, IGP, ETG, entre outras; identificar se são empresa com Selo PME; qual a percentagem de matéria-prima nacional no produto; capacidade de desenvolvimento de ‘caixas expositoras’ - e potencial dos produtos propostos, serão convidados, em Fevereiro de 2022, para uma apresentação mais personalizada dos mesmos. Também os colaboradores do Lidl, à semelhança da primeira edição, poderão sugerir internamente artigos regionais para estarem à venda nas lojas Lidl. Adicionalmente, serão seleccionados aleatoriamente, para estarem presentes no ‘Pitch Day’ que terá lugar em Fevereiro, um colaborador por cada regional, que tenha sugerido artigos para este projecto.

Após este momento, seguir-se-á o teste e degustação dos produtos, bem como uma avaliação pormenorizada das potencialidades de cada produtor e respectivos artigos, que terão à venda os seus produtos a nível regional ou nacional, dependendo da capacidade de fornecimento do produtor e da aceitação por parte dos clientes.

Texto: ALVORADA