Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

‘Miss Tata’: Porbatata lança seis vídeos de receitas com batata portuguesa

Marca batata

Demonstrar a versatilidade, potencialidade e utilidade da batata portuguesa, são os objectivos da Porbatata - Associação da Batata de Portugal, com sede na Lourinhã, que desenvolveu um conjunto de seis vídeos de receitas práticas e de rápida execução com ‘Miss Tata’, a batata portuguesa.

Para confeccionar os pratos, foram seleccionadas receitas de outros países, estudadas as características das várias batatas portuguesas e adicionados produtos nacionais de qualidade. O resultado foram seis pratos muito diversificados: Aligot, Bakedpotato, Ghochi, Kartoffelsupp, Tortilla e Salada à Algarvia.

Com experiência internacional, Leandro Mesquita, chefe executivo do restaurante Di Amici, foi o parceiro eleito para colaborar neste desafio. “A batata tem a sua origem na América, cruzou os mares para conquistar a Europa, tornou-se uma das bases da alimentação humana e foi uma troca cultural dos povos antigos. É um produto versátil e democrático, conseguimos trabalhar todas as técnicas de cozinha com a batata, pode ser frita, cozida, assada, podem ser feitos purês, pastas, saladas, sopas e outras delícias. Adorei participar neste projecto onde a produtora Carol Thomé ajudou a transformar as ideias em realidade, fazendo com que a Porbatata consiga conquistar o mundo todo com seus valores”, referiu.

A jornalista de arte e cultura Carol Thomé foi a responsável pela produção dos vídeos, todos eles com menos de dois minutos. “A batata é a rainha da cozinha. Ela une todas as tribos (carnívoros, vegetarianos e veganos), é consumida em todo o mundo e tanto faz cozida ou frita, fica ótima de qualquer jeito. Pode ser servida como entrada, prato principal e até sobremesa, é versátil e agrada a toda a gente. Eu amo batata e por gostar tando desse alimento me senti extremamente feliz em realizar os vídeos de receitas da Porbatata com o chefe Leandro Mesquita. Além dos pratos deliciosos que saíram da nossa cozinha-estúdio, tive a oportunidade de aprender mais sobre os diversos tipos de batata que existem no mercado, suas propriedades e benefícios”, referiu a especialista em gastronomia.

Sandra Pereira sublinha a versatilidade da ‘Miss Tata’: “acreditamos que o resultado destes vídeos vai auxiliar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, potencializando a batata portuguesa e ao mesmo tempo captar a atenção de muitos amantes de culinária”, concluiu a secretária geral da Porbatata

O primeiro vídeo está disponível em https://youtu.be/Sq5SuG5TGIo.

Segundo a Porbatata, em Portugal, o consumo per capita de batata é de 93,6 quilos por ano. Produzida em todo o país, com destaque para as zonas Entre Douro e Minho, Trás-os-Montes, Beira Interior, Beira Litoral, Oeste, Ribatejo, Península de Setúbal e Costa Alentejana, tem uma área ocupada pelo cultivo de 22 mil hectares. A produção média atinge perto de 500 mil toneladas anuais.

Texto: ALVORADA