Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Assinatura Digital

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Captura de sardinha em Portugal pode aumentar para até 30.000 toneladas

sardinhas em Peniche 13

A captura de sardinha em Portugal poderá aumentar para até 30.000 toneladas já este ano, anunciou o ministro do Mar, após o parecer científico do Conselho Internacional para a Exploração do Mar.

Estamos em condições de aumentar de 10.000 toneladas para perto das 30.000 toneladas em Portugal. As opções vão ainda ser acordadas com Espanha, uma vez que o manancial é comum”, anunciou, em conferência de imprensa, Ricardo Serrão Santos. 

As capturas de sardinha em Portugal e Espanha não devem ultrapassar as 40.434 toneladas este ano, recomendou hoje o Conselho Internacional para a Exploração do Mar.(ICES, na sigla em inglês, ou CIEM em português). “Quando o rendimento máximo sustentável foi alcançado, as capturas em 2021 poderão ser de, no máximo, 40.434 toneladas", lê-se no parecer da instituição internacional.

A pesca da sardinha reabriu em 17 de Maio, após quase sete meses de interdição, com um limite de 10.000 toneladas até Julho. No parecer de Junho de 2020, o ICES tinha recomendado que a pesca ibérica não deveria ultrapassar as 10.871 toneladas.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Carlos Tiago (arquivo)