Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Batata nacional chega pela primeira vez aos consumidores com selo ‘Miss Tata’ emitido pela associação Porbatata

Campanha Miss Tata 2021

A Porbatata - Associação da Batata de Portugal lançou hoje uma campanha nacional para promover a batata portuguesa, em parceria com a APED - Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição e o Crédito Agrícola, com o apoio do Ministério da Agricultura. Esta iniciativa deverá prolongar-se até meados de Setembro.

Em comunicado enviado ao ALVORADA, a organização sediada na Lourinhã, nas instalações da Louricoop, sublinha que “numa altura em que a colheita de batata nova decorre um pouco por todo o país, os produtores associados da Porbatata vão usar nas suas embalagens a marca ‘Miss Tata’ ajudando, assim, os consumidores a identificar mais facilmente a origem do produto”. Esta é a primeira vez que a marca colectiva criada pela Porbatata vai estar visível nas embalagens à venda no retalho nacional, incluindo híper e supermercados aderentes da campanha nacional. A 'Miss Tata' será também promovida em folhetos e outros materiais de comunicação nos pontos de venda.

Criada pela Porbatata para promover a batata portuguesa, a ‘Miss Tata’ “personaliza as características deste produto de destaque na gastronomia portuguesa”, destaca a associação, adiantando que “a batata portuguesa distingue-se por ser das primeiras na Europa a chegar ao mercado”.

“A Porbatata tem como missão promover a batata portuguesa e nesta campanha de divulgação nacional é com a marca coletiva Miss Tata que comunica de forma mais próxima com os consumidores. A preferência por produtos nacionais não é apenas uma necessidade de estímulo económico é também um incentivo aos portugueses para que escolham alimentos mais saborosos, produzidos localmente e, por isso, mais frescos e amigos do ambiente”, explica o lourinhanense Sérgio Ferreira, presidente da Porbatata. “O sector da distribuição está permanente empenhado em promover e apoiar a produção nacional e isso refletiu-se na expressiva adesão por parte das insígnias associados que estarão a divulgar a companha nos próximos três meses, em pontos de venda de norte a sul do país. A habitual cooperação e colaboração entre estes dois sectores ganhou ainda mais relevância no último ano, devido à pandemia, e assume-se agora como fundamental na promoção de produtos nacionais que têm características nutricionais ainda pouco conhecidas do consumidor”, acrescenta Mónica Ventosa, directora-geral adjunta da APED.

Em simultâneo com a campanha de promoção nacional, a Porbatata também irá lançar o selo ‘Miss Tata’ nas embalagens de batata portuguesa destinadas à exportação. Para o efeito promoveu ainda uma acção de divulgação em órgãos de comunicação social especializados europeus, com especial destaque para de Espanha, Holanda e França. O objectivo é dar a conhecer a marca colectiva da batata portuguesa e estimular as exportações, numa altura em que este produto está a chegar ao mercado, acabado de colher. Em 2020, as exportações de batata somaram mais de 18 milhões de euros e a União Europeia foi o principal mercado. O maior comprador de batata portuguesa é Espanha, que absorve, em valor, 48% das exportações nacionais. A promoção internacional faz parte do projecto de Promoção da Batata Portuguesa nos Mercados Externos, apoiado pelo Portugal 2020, no âmbito COMPETE - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização.

Fundada a 28 de Setembro de 2016, a Porbatata - Associação da Batata de Portugal é uma organização sem fins lucrativos que tem como objectivo promover a batata portuguesa como um alimento saudável e diferenciado, destacando as suas características únicas. Com sede na Lourinhã, representa os interesses de toda a fileira em Portugal e é uma voz única e activa do sector, unindo a batata semente, a produção, a comercialização e a indústria. Representa mais de metade dos produtores de batata do nosso país e conta com mais de meia centena de associados.

Texto: ALVORADA