Pedro Machado continua a liderar o Turismo do Centro e o Oeste fica de fora dos órgãos sociais
- Economia
- 14/12/2018 18:47
Os novos órgãos sociais da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal, que abrange os 12 concelhos do Oeste, foram reeleitos esta sexta-feira e Pedro Machado continua a liderar a instituição nos próximos três anos, ou seja, até 2021. As eleições decorreram no Viseu Welcome Center, tendo concorrido apenas uma lista. Como vice-presidente continua Jorge Loureiro. Paulo Fernandes foi reconduzido como presidente da Assembleia-Geral.
O Turismo Centro de Portugal, entidade público-privada sem fins lucrativos com sede em Aveiro, tem como missão a promoção no mercado externo dos 100 concelhos da sua área geográfica, tendo, aquando da sua formação, aglutinado várias regiões de turismo, entre as quais a extinta Região de Turismo do Oeste.
Pedro Machado tem como grande objectivo, neste mandato, aumentar o número de hóspedes e a estada média na região. Em comunicado enviado ao ALVORADA, o responsável revelou na tomada de posse que “vão ser três anos de trabalho intenso, em que queremos dar a conhecer o Centro de Portugal a cada vez mais viajantes, em todos os cantos do mundo”.
A estratégia para 2019-2021 apresentada pela única lista candidata tem como eixo fundamental impulsionar a região Centro de Portugal como um território em afirmação turística. Nesse sentido, um dos objectivos expressos consiste em “alavancar o desenvolvimento turístico da região, de forma a aumentar o número de hóspedes e a estada média”. A ARPCT sublinha que a procura turística da região Centro de Portugal “está, em grande medida, relacionada com o mar, o touring e as atividades relacionadas com o bem-estar e a natureza”. Na oferta associada ao touring, a ARPCT considera ser de particular relevância a melhoria da experiência turística no património edificado, em particular dos quatro sítios/monumentos Património Mundial, bem como a valorização do património associado a contextos paisagísticos. “A oferta de surf é muito relevante e agrega valor a toda a região, pelo que se justifica que seja uma âncora”, sustenta também a ARPCT.
São três as principais Linhas de Orientação Estratégicas e Operacionais apresentadas pela candidatura. A primeira incide no “desenvolvimento de produto relacionado com as atividades de natureza, como walking, cycling e actividades náuticas, designadamente as que se realizam em albufeiras e rios, que têm uma grande procura internacional e que permitem disseminar fluxos turísticos para o interior da região”. A segunda Linha de Orientação destaca o Turismo Religioso, com “a consolidação dos eixos Fátima e Caminhos de Santiago, bem como a valorização e promoção do património judaico”. A terceira pretende “propiciar a inclusão de ações de captação de turismo M&I (reuniões, conferências e grandes eventos internacionais) para a região. Neste âmbito a constituição de um Convention Bureau com uma participação ativa da ARPCT é determinante”.
É a seguinte a composição dos órgãos sociais que, neste mandato, não conta com nenhum representante do Oeste:
Direcção
Presidente: Pedro Machado- Entidade Regional de Turismo Centro de Portugal; vice-presidente: Jorge Manuel da Silva Almeida - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal; vogais: José Eduardo Arimateia Antunes - Empreendimentos Turísticos Montebelo - Sociedade de Turismo e Recreio SA; António Luís Vaz da Veiga Camões - Natura IMB Hotels; Alexandre Marto Pereira - Fátima Hotels Group; Cristina Maria de Jesus Durães - Hotel Moliceiro; João Manuel Pinto Pereira Tomás - Casas da Senhora da Estrela - Turismo Rural Lda. Luís Miguel Rodrigo Sousinha - Hotel Maré - António Carepa Sousinha & Filhos Lda; Maria Salomé dos Santos Costa - Aveiro City Lodge/The Bohemian Place - Sonetos d’Avenida - Actividades Hoteleiras, Lda; Vítor Jorge Paiva Leal - Termalistur - Termas de S. Pedro do Sul; Vítor Manuel Osório Gonçalves - Associação Portuguesa das Agências de Viagem e Turismo.
Suplentes: Nuno Manuel Gouveia Alegre - Alegre Hotel - Alegre Hotel Bussaco - Nuno Manuel Alegre; Rui Fernando Anastácio Henriques - Letras e Borboletas - Ecoturismo Lda.
Mesa da Assembleia-Geral
Presidente: Paulo Alexandre de Faria Fernandes - Grupo NOV Turismo, E.H. Hotéis e Turismo SGPS, S.A.; secretário: João Paulo Romão de Faria e Sampaio - Marialvamed Turismo Histórico e Lazer Lda - Casas do Coro TER; vogal: Alexandre Pereira de Almeida - Hotéis Alexandre d’Almeida, Lda.
Conselho Fiscal
Presidente: Margarida Ferreira dos Santos - Hotel Grão Vasco; 1.º vogal: Victor Fernando Oliveira Claro - Sociedade Marialvotel, Lda.; 2.º vogal: Hélder Edgar Almeida - Restaurante Muralha da Sé - Hélder Edgar Almeida, Unipessoal Lda.
Suplente: Pedro José de Sousa Brilhante Pedrosa - Y Travel Lda. - Empresa de Animação Turística e Agência de Viagens e Turismo