Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Iniciativa ‘Natal 2020 - compre cuidando de todos’ permite trocas de presentes até 31 de Janeiro

trocasnatal2020

‘Natal 2020 - compre cuidando de todos’ dá nome à iniciativa destinada aos comerciantes lançada pelo Ministério da Economia e da Transição Digital, em cooperação com a DECO - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, a Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC), a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) e a Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP).

A iniciativa permite que nos estabelecimentos aderentes os clientes possam trocar, até 31 de Janeiro, os produtos comprados, entre 4 de Novembro e 25 de Dezembro. Visa, por outro lado, a sensibilização dos consumidores para que, neste especial contexto pandémico, antecipem as suas compras de Natal e evitem concentrar as trocas no período imediatamente posterior ao Dia de Natal.

A campanha tem também por objectivo a sensibilização dos operadores económicos para que prolonguem as possíveis promoções de curta duração, como é exemplo a ‘BlackFriday’.
Esta iniciativa aplica-se a qualquer estabelecimento de comércio a retalho, quanto ao qual seja subscrita a declaração de compromisso com as condições da iniciativa, sendo que não se incluem as vendas em comércio electrónico.

Os comerciantes interessados em aderir, devem efectuar o registo e subscrição das condições da iniciativa, no portal ePortugal. Em consequência, é gerado o dístico que deve ser impresso e colocado em local visível do respectivo estabelecimento.

A campanha não inviabiliza períodos de troca mais longos em vigor, o que significa que se um estabelecimento já permitir um período de trocas que vá além do dia 31 de Janeiro, esse período mantém-se válido.

A lista de estabelecimentos aderentes, em permanente atualização, pode ser consultada em http://www.areadocomerciante.dgae.gov.pt/.