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Porbatata anuncia na Lourinhã lançamento de marca colectiva e plano de promoção internacional

Porbatata e plano

A Porbatata - Associação da Batata de Portugal, com sede na Lourinhã, vai lançar no próximo dia 24 de Novembro, a marca própria colectiva promocional da batata primor portuguesa que destaque a qualidade e diferenciação deste produto, aproximando-o da origem Esta iniciativa, que decorrerá no MARL - Mercado Abastecedor da Região de Lisboa, insere-se no Projecto de Promoção da Batata Portuguesa nos Mercados Externos que foi apresentado esta quinta-feira nos Paços do Município da Lourinhã.

Este projecto é apoiado por fundos públicos, através do programa ‘Portugal 2020’, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização e prevê um investimento global de 352.988 euros, financiado em 85% pelo FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, da União Europeia. Este projecto será devolvido ao longo dos próximos dois anos.

Até 2022, a batata portuguesa será promovida pela Porbatata em França, Alemanha, Espanha, Holanda, Emirados Árabes Unidos, Eslovénia e Angola, “mercados considerados estratégicos”, segundo referiu na ocasião o lourinhanense Sérgio Ferreira, presidente da direcção da associação, que sucedeu recentemente no cargo ao também lourinhanense António Gomes, que é agora o presidente da assembleia geral da associação. Na sessão uso ainda da palavra o vereador João Serra, em representação da Câmara Municipal da Lourinhã, que elogiou a estratégia traçada pela associação que vai beneficiar, também, os produtores do nosso concelho, numa altura em que a autarquia está a trabalhar, com a Louricoop, no processo de certificação da batata da Lourinhã.

O programa das acções promocionais passa sobretudo pela participação em eventos internacionais mas ficou, neste momento, em suspenso, devido à situação pandémica mundial. No próximo ano será realizado um Concurso Internacional da Batata Portuguesa em França, na região de Paris, em parceria com a AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.

Para além da presença em eventos internacionais está igualmente prevista a realização de acções de prospeção de mercado, nomeadamente um estudo estratégico para a internacionalização do sector em novos mercados nos Emirados Árabes Unidos, Eslovénia e Angola, como explicou na sessão a secretária-geral Sandra Ferreira. Em 2019, as exportações de batata somaram 28,5 milhões de euros. Os principais destinos foram Espanha, Alemanha, Holanda, Cabo Verde, França, Bélgica e Luxemburgo.

Em Portugal, o consumo per capita de batata é de 93,6 quilos por ano. É produzida em todo o país, com destaque para as zonas Entre Douro e Minho, Trás-os-Montes, Beira Interior, Beira Litoral, Oeste, Ribatejo, Península de Setúbal e Costa Alentejana. No total, a área ocupada pelo cultivo deste alimento totaliza 22 mil hectares e a produção média atinge perto de 500 mil toneladas anuais.

Fundada a 28 de Setembro de 2016, a Porbatata é uma organização sem fins lucrativos que tem como objectivo promover a batata portuguesa como um alimento saudável e diferenciado, destacando as suas características únicas. Com sede na Lourinhã, nas instalações da Louricoop e com escritório na ‘Startup’ – Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Ferreira, representa os interesses de toda a fileira em Portugal, unindo a batata semente, a produção, a comercialização e a indústria. Representa mais de metade dos produtores de batata em Portugal e conta com mais de meia centena de associados.

Mais pormenores na próxima edição em papel do ALVORADA.

Texto e fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA