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COVID-19: Turismo do Centro prevê retoma dos fluxos internacionais a partir de Setembro

Turismo do Centro e nazare 3

O presidente do Turismo Centro de Portugal manifestou a convicção de que a procura turística vai reiniciar-se com a reabertura das fronteiras com Espanha, mas estimou que os fluxos internacionais só deverão intensificar-se a partir de Setembro. “Acreditamos que, até ao final deste mês, com a reabertura das fronteiras, em particular com a vizinha Espanha, possamos iniciar o fluxo turístico internacional”, disse Pedro Machado, estimando que a região comece “a receber o fluxo internacional” depois da retoma do “consumo interno”, até ao final de setembro.

Depois da pandemia da Covid 19 ter obrigado a suspender a actividade turística entre os meses de Março e Maio, Pedro Machado considera chegado o tempo de o sector “inspirar confiança aos consumidores” através de campanhas que incentivem a prática do turismo em Portugal. Recorde-se que o Turismo do Centro é o organismo regional que concerta a promoção turística de 100 concelhos do centro do país, entre os quais figuram os 12 municípios do Oeste.

Pedro Machado falava na Nazaré, onde o Turismo do Centro de Portugal e a Sodicentro assinaram um protocolo de colaboração visando contribuir para a “retoma da economia do sector turístico, em particular, das empresas e empresários do sector turístico do Centro de Portugal, potenciando a sua atratividade e recuperação económica”. O protocolo assenta no projecto ‘Ao Volante pelo Centro de Portugal’, uma parceria com a empresa que comercializa a marca de automóveis ‘Mercedes’ e que, durante um mês, vai oferecer aos clientes ‘vouchers’ (senhas de desconto) no valor de 50 euros para utilizar em alojamento, restauração e actividades de animação turística na região Centro de Portugal.

A marca germânica disponibilizará ainda, entre 10 de Junho e 10 de Julho, viaturas com o logótipo da Turismo Centro de Portugal para a realização de viagens promocionais e para utilização por parte dos primeiros 15 utilizadores que comprovem junto da Sodicentro terem reservas no Centro de Portugal. A campanha será válida numa listagem de empreendimentos turísticos, restaurantes e empresas de animação turística a divulgar pela entidade de turismo e que ostentem o selo ‘Clean & Safe’. O protocolo, a que a agência Lusa teve acesso, tem por base “a necessidade de alavancar a notoriedade da marca ‘Centro de Portugal’, porque, como se lê no documento, esta região é uma das que evidencia maiores decréscimos em termos de dormidas”, com uma quebra prevista de 66% devido à pandemia.

Walter Chicharro, presidente da Câmara Municipal da Nazaré, apadrinhou a cerimónia e agradeceu o facto de o seu concelho ter sido escolhido como local para a assinatura do protocolo. “É sempre importante para a Nazaré estar associada a parcerias de sucesso”, disse. “A Nazaré tem vindo nos últimos anos a trilhar um caminho de afirmação de marca tremendamente importante e temos hoje à mesa connosco duas entidades que têm trilhado esse caminho connosco”, realçou o autarca na sessão.

O objectivo deste projecto é assim contribuir activamente para a retoma económica do sector turístico no Centro de Portugal, através de um conjunto de iniciativas a lançar nos próximos meses.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Turismo do Centro