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Quase 50 serviços da DGAV foram desmaterializados

DGAV

A Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) tem disponíveis 48 serviços desmaterializados, como a comunicação de cessação de actividade, o registo da actividade apícola ou a prestação de serviços temporários de inspector de plantas, foi anunciado. Em causa está um protocolo estabelecido entre a DGAV e a Agência de Modernização Administrativa (AMA).

Os agricultores podem agora aceder a “48 serviços da DGAV desmaterializados”, segundo uma nota desta direcção-geral. Entre eles encontra-se a comunicação de cessação de actividade, o registo da actividade apícola ou a prestação de serviços temporários de inspector de plantas. Desta lista fazem também parte a prestação de serviços temporários de técnico de amostragem de sementes, o estabelecimento, em Portugal, de um operador de abate animal e as declarações de existência de suínos, ovinos e caprinos.

Esta medida irá contribuir para a simplificação dos processos, para a optimização de outros canais de contacto à distância com a DGAV, para a agilização das respostas aos pedidos, bem como para a poupança de recursos, para a descarbonização e para uma melhoria significativa do meio ambiente”, apontou. De acordo com o mesmo comunicado, esta lista de serviços deverá ser alargada, reforçando a capacidade de resposta aos operadores.

A DGAV é um serviço central da administração direta do Estado, com autonomia administrativa e dependente do Ministério da Agricultura.

Texto: ALVORADA com agência Lusa