Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Mundial de Surf: Frederico Morais defronta Kelly Slater e Kanoa Igarashi na ronda de eliminação

Meo Rip Curl 2023 1

O português Frederico Morais vai disputar a repescagem na prova de elite da Liga Mundial de Surf (WSL) na Praia de Supertubos, em Peniche, contra o norte-americano Kelly Slater e o japonês Kanoa Igarashi.

'Kikas' vai competir na segunda bateria da ronda de eliminação frente a Slater, o surfista mais titulado da história, com 11 campeonatos do mundo na 'bagagem', e frente ao seu amigo e companheiro de treino Kanoa Igarashi.

De resto, foram vários os nomes sonantes que caíram para a repescagem durante o primeiro dia do evento, como os brasileiros Gabriel Medina (tricampeão mundial e vencedor em Supertubos em 2017), Caio Ibelli e João Chianca, ou os havaianos Seth Moniz e Ezekiel Lau.

O norte-americano Kolohe Andino, o australiano Callum Robson e os franceses Tiago Carrique e Maxime Huscenot completam o quadro de surfistas que vão ter uma última oportunidade para continuar a surfar no campeonato de Peniche.

A terceira etapa do circuito mundial arrancou hoje, depois de três dias de espera pelas melhores condições, e prevê-se competição para o resto do dia, agora com a competição feminina, após terem sido disputadas as 12 baterias da ronda inaugural dos homens.

O período de espera do MEO Rip Curl Pro Portugal começou na quarta-feira e decorre até 16 de Março, com a presença dos portugueses Frederico Morais, Teresa Bonvalot e Yolanda Hopkins.

Frederico Morais vai "com tudo" para a ronda de eliminação em Peniche

O português Frederico Morais, que vai disputar a repescagem na prova de elite da Liga Mundial de Surf (WSL) na Praia de Supertubos, em Peniche, assegurou que vai fazer tudo para seguir em frente.

"O meu 'heat' foi quase no ponto da maré vazia, que não é a melhor maré aqui em Supertubos. Achava que ia apanhar umas ondas melhores, porque no 'heat' anterior houve mais oportunidades, e eu entrei para dentro de água à espera de uma coisa e aquilo realmente mudou-me a estratégia. Foi um 'heat' de quatros e eu pensava que ia ser um 'heat' de seis e sete pontos", afirmou aos jornalistas o surfista de 31 anos.

'Kikas' foi terceiro e último da quinta bateria da ronda inaugural, obtendo 8,03 pontos nas duas melhores ondas (4,63 e 3,40), em 20 possíveis, atrás do australiano Jack Robinson, com 9,17 pontos (5,67 e 3,50), actual líder do ranking, e do havaiano Barron Mamiya, com 9,10 pontos (4,67 e 4,43). "Fiquei à espera de certas ondas e, se calhar, devia ter reagido mais cedo. Há mais uma oportunidade, não correu como eu queria, mas é ir com tudo agora para a próxima ronda", afirmou.

O surfista luso destacou ainda o 'fator casa' que Peniche lhe proporciona: "Competir em casa é incrível. Ganhando ou perdendo, o público apoia-nos e eles também sabem que nem sempre corre bem. O que queremos é deixar os portugueses orgulhosos. Agora, é continuar a trabalhar e amanhã [domingo] há mais", vincou.

Texto: ALVORADA com agência Lusa