Ítalo Ferreira vence em Peniche e assume liderança do ‘ranking’ mundial de surf
- Desporto
- 26/10/2019 19:48
O surfista brasileiro Ítalo Ferreira ganhou hoje o Meo Rip Curl Pro Portugal, na Praia dos Supertubos, em Peniche, frente ao rival sul-africano Jordy Smith, e assumiu a liderança do 'ranking' mundial, antes da última etapa do ano, que vai disputar-se no Havai.
Ítalo Ferreira, que vence pela segunda vez consecutiva a prova da elite na praia oestina, ‘puxou’ do seu jogo aéreo para bater Jordy Smith, com o brasileiro a conseguir uma pontuação total de 18,43 pontos, tendo inclusivamente conseguido uma nota perfeita (10 pontos).
Jordy Smith acabou por ficar com uma pontuação final de apenas 6,17 pontos, já que os juízes lhe apontaram uma interferência (surfou a mesma onda de Ítalo, colocando-se à sua frente, mas o brasileiro é que tinha a prioridade) na última onda da bateria, cortando-lhe os pontos da segunda onda. A distância para Ítalo, na altura, era já tão grande, que Jordy estava em combinação, isto é, precisava sempre de fazer duas ondas com alta pontuação para tentar vencer a final.
Na vertente feminina, a surfista norte-americana Caroline Marks conquistou também hoje o Meo Rip Curl Pro Portugal e subiu ao terceiro lugar do ‘ranking’ mundial, impondo-se na final à compatriota Lakey Peterson, número dois do mundo. Caroline Marks, de 17 anos, dominou a final na Praia dos Supertubos e obteve uma pontuação total de 13,73 pontos, enquanto Lakey Peterson fez apenas 6,27 pontos.
A luta pelo título mundial está ao rubro, quando falta apenas uma etapa para terminar, com a havaiana Carissa Moore a manter-se na liderança antes do arranque última prova do ano, no Havai, mas agora seguida mais de perto pelas duas norte-americanas que hoje disputaram a final do campeonato realizada nas ondas de Peniche.