Ténis: Portugal regressa à Maia para disputar as Davis Cup by Rakuten Qualifiers
- Desporto
- 04/12/2022 22:08
O Complexo Municipal de Ténis da Maia foi o palco escolhido pela Federação Portuguesa de Ténis para a eliminatória das Davis Cup by Rakuten Qualifiers entre Portugal e República Checa. Marcada para os dias 4 e 5 de Fevereiro de 2023, trata-se da ronda de acesso às Davis Cup by Rakuten Finals, a fase final da competição. O tenista profissional lourinhanense Gastão Elias tem integrado a selecção nacional.
Disputada em terra batida e recinto coberto, esta será a quarta eliminatória de Portugal numa ronda de acesso à fase final, depois de 1994 (derrota para a Croácia), 2017 (derrota para a Alemanha) e 2019 (derrota para o Cazaquistão). A seleçcão nacional masculina procura alcançar pela primeira vez a elite da competição por equipas, que foi reformulada em 2019 e ajustada em 2022.
Em 2023, a fase de grupos das Davis Cup by Rakuten Finals está marcada para a semana que começa a 11 de Setembro, em quatro localizações (um grupo por cidade), enquanto a fase a eliminar, com as oito melhores equipas (duas apuradas por grupo), acontecerá entre 21 e 26 de Novembro em Málaga, Espanha.
A eliminatória entre Portugal e República Checa será a segunda num espaço de 12 meses a realizar-se no Complexo Municipal de Ténis da Maia. Foi precisamente neste local que, em Março de 2022, a equipa das quinas celebrou uma vitória por 4-0 frente à Polónia no ‘play-off’ do Grupo Mundial I, triunfo ao qual deu seguimento em Setembro (3-1 ao Brasil no Grupo Mundial I no Centro Cultural de Viana do Castelo) para alcançar as Davis Cup by Rakuten Qualifiers.
O anúncio foi feito este domingo por Vasco Costa, presidente da Federação Portuguesa de Ténis, e Hernâni Ribeiro, vereador da Câmara Municipal da Maia, na conferência de imprensa que encerrou a quarta edição do Maia Open, torneio do ATP Challenger Tour que as duas entidades organizaram pelo quarto ano consecutivo precisamente no Complexo Municipal de Ténis da Maia.