Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Ténis: Gastão Elias integra selecção portuguesa optimista em casa na Taça Davis by Rakuten

Taca Davis setembro 2022

A selecção nacional portuguesa fez esta quarta-feira a antevisão à eliminatória do Grupo Mundial 1 da Taça Davis by Rakuten contra o Brasil. O capitão Rui Machado e os jogadores João Sousa, Nuno Borges, Gastão Elias, Frederico Silva e Francisco Cabral marcaram presença na sala de conferências de imprensa do Centro Cultural de Viana do Castelo para lançarem a eliminatória, que acontece esta sexta e sábado.

Rui Machado, capitão de Portugal, afirmou estar à espera de uma frente-a-frente equilibrado, de acordo com um comunicado da Federação Portuguesa de Ténis: “Estamos à espera de uma eliminatória difícil, renhida, contra uma equipa com bons jogadores de singulares e pares. Taça Davis é isto mesmo, não sabemos quem é que ganha no fim, mas vamos jogar em Portugal e temos tido bons resultados sempre que jogamos em Portugal. O que procuramos é que os jogadores consigam produzir um bom ténis, porque se o fizerem teremos boas hipóteses de ganhar”.

O seleccionador algarvio, de 38 anos, também comentou as condições (‘hard-court indoor’) em que a eliminatória será disputada: “Tenho à minha disposição jogadores que competem muito bem em todos os pisos, mas esta escolha passou por dar seguimento à superfície em que vinham a jogar e na qual se sentem bastante cómodos, bem como por dificultar um bocadinho a tarefa à equipa adversária. Mas o ponto principal é que os nossos jogadores se adaptam bem a este piso”.

O tenista lourinhanense Gastão Elias, que volta a integrar a selecção nacional, destacou na ocasião a adaptação positiva ao Centro Cultural de Viana do Castelo: “Gostamos das condições, o campo está muito bonito e temos a certeza de que vai ter um ambiente extraordinário. Fomos atrás de um ‘court’ que fosse mais benéfico para nós e é isso que temos. Temos feito uma boa adaptação, ainda temos mais alguns treinos até começarmos a jogar na sexta-feira e acredito que estaremos todos impecáveis e prontos a competir para ajudarmos a seleção”.

Para esta quinta-feira está previsto o sorteio oficial da eliminatória na Pousada de Viana do Castelo - Monte de Santa Luzia, a partir das 12h00. Na sexta-feira, a eliminatória arranca às 15h00, com a cerimónia de abertura seguida de dois encontros de singulares. Já no sábado, último dia, o início da ação também está marcado para as 15h00, mas com um encontro de pares, seguido dos singulares.

Texto: ALVORADA com comunicado da FPT
Fotografia: FPT