Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Ciclismo: Bombarral recebe Campeonato Nacional de Estrada para camadas jovens

ciclismo pelotao junior FPC 2022

Agosto é mês de Volta a Portugal, mas também é altura de ciclismo jovem. Por isso, no primeiro fim-de-semana de Volta, os juvenis, os cadetes e os juniores deslocam-se ao Bombarral, onde se disputa, sábado e domingo, o Campeonato Nacional de Estrada.

O programa da competição começa com a grande novidade da época desportiva deste ano: a disputa dos Campeonatos Nacionais de Juvenis. Dado tratar-se de uma categoria etária de ligação entre as escolas e a competição, a Federação Portuguesa de Ciclismo decidiu começar a atribuir títulos nacionais de juvenis na temporada em curso, refere a instituição num comunicado enviado ao ALVORADA.

Os primeiros campeões nacionais de juvenis, tanto no sector masculino como no feminino, serão conhecidos na tarde de sábado. Às 14h00 inicia-se a prova de fundo juvenil, que terá 21 quilómetros. Noventa minutos depois iniciam-se os Campeonatos Nacionais de Contrarrelógio. Estarão em disputa os títulos de cadetes e juniores, masculinos e femininas. Os cadetes de ambos os géneros e as juniores vão pedalar ao longo de 9,3 quilómetros. Os juniores masculinos terão por diante um exercício individual de 11,9 quilómetros.

Para domingo está guardado as provas de fundo. Às 9h30 arranca a prova de cadetes, uma corrida de 78 quilómetros, resultante de quatro voltas ao circuito desenhado em redor do Bombarral. Os juniores partem às 15h00 e vão completar 117 quilómetros (seis voltas).

Os Campeonatos Nacionais são a primeira de uma série de competições de referência para as camadas jovens que irão realizar-se este mês. De 19 a 21 corre-se a 14.ª Volta a Portugal de Cadetes e, em simultâneo, a edição de estreia da Volta a Portugal Feminina Sub-19. A 16.ª Volta a Portugal de Juniores acontece de 25 a 28 de Agosto.

Texto: ALVORADA com FPC
Fotografia: FPC (arquivo)