Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Assinatura Digital

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Eurosurf Junior do Santa Cruz Ocean Spirit conta este ano com a participação de 14 países

Ocean Spirit 21072022

O Eurosurf Junior continua a avançar a passos largos na costa torriense, com 14 selecções a competir pelo título de Campeã da Europa, ocupando a prova um lugar de destaque no programa desportivo do Santa Cruz Ocean Spirit - Festival Internacional de Desportos de Ondas, que decorre até domingo na Praia do Mirante.

“França é uma das selecções que mais tem dado cartas”, refere um comunicado da organização do evento enviado ao ALVORADA. Ocupando o segundo lugar e apenas a 280 pontos da selecção espanhola, os bons resultados reflectem-se na boa disposição do presidente da Federação Francesa de Surf, Jacques Lajuncomme. "É uma equipa de verdade, estão unidos e querem ganhar enquanto equipa" afirma, sem negar que o desejo é só um: "apenas espero que França conquiste o primeiro lugar". Com a competição sensivelmente a meio, o balanço aponta para "um evento incrível, uma grande competição com muitas nações e bom nível dentro de água".

Para o treinador da selecção italiana, Yann Martin, a realização da prova é "muito importante para a comunidade do surf e para as crianças e jovens" depois da interrupção motivada pela pandemia de Covid-19. Olhando para a ‘squadra’ italiana como "uma nova nação de surf", o técnico contou que a equipa treinou em Santa Cruz durante o Verão passado. "As ondas são boas e as pessoas são super abertas, falam connosco e são muito ‘cool’", disse.

Da mesma opinião é o director técnico da Federação Real Marroquina de Surf, Mohammed Khilaji. "Antes de vir a Portugal, não esperava tudo isto", confessou o técnico, que não podia ter melhor impressão da sua primeira vez em Santa Cruz. "As infraestruturas são muito boas, temos tudo de que precisamos. As ondas são óptimas, as pessoas são muito hospitaleiras. E não vos estou a 'dar flores', estou a falar a verdade", adiantou o responsável marroquino, tecendo elogios à organização. "Estamos muito felizes por participar neste festival e nesta competição", frisou.

Espanha, França e Portugal seguem na frente da competição, num dia em que o surf avançou, tanto no quadro principal como no de repescagens. No rescaldo desta quinta-feira, nota positiva para Martim Nunes, no Sub-18 masculino, com uma das melhores prestações deste Eurosurf Junior até ao momento (17,6). Numa Praia do Mirante com ondas fortes e consistentes, o surfista português mudou de prancha e conseguiu duas excelentes marcas (8,17 e 9,43) na sua primeira bateria do dia. O atleta viria, ainda, a garantir a passagem às semi-finais do quadro principal, que vai disputar com Kai Odriozola (Espanha), Samuel Redon e Nicolas Paulet (França).

O presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, visitou hoje o evento. "Tem um enorme significado do ponto de vista da promoção da modalidade junto da juventude, é uma ajuda muito significativa relativamente ao surf e tem a vantagem de ser um evento de promoção da própria região e das condições naturais que tem para a prática da modalidade", referiu o responsável sobre a importância do Eurosurf Junior.

José Manuel Constantino esteve no Santa Cruz Ocean Spirit ao início da tarde, onde teve oportunidade de visitar a Aldeia Neptuno e de saudar a representação portuguesa no Eurosurf Junior. A dois anos da realização dos Jogos Olímpicos e com os apuramentos ainda por concluir, o responsável acredita num número significativo de surfistas na missão portuguesa que, espera, virá a colher bons resultados em Paris.

No programa festivo, a noite desta quinta-feira começou com o DJ Pedro Cruz, seguindo-se o concerto de Fresh P e Big, que sobem ao palco às 23h30. Todas as noites do Santa Cruz Ocean Spirit têm entrada livre, sendo uma organização do Município de Torres Vedras e da empresa municipal Promotorres.

Texto: ALVORADA com comunicado da CMTV
Fotografia: CMTV