Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Santa Cruz Ocean Spirit: Eurosurf Junior esteve hoje no primeiro dia de repescagens

Ocean Spirit 19072022

A pressão começou a fazer-se sentir no Eurosurf Junior, que avançou para as rondas de repescagem esta terça-feira. Neste primeiro dia de eliminações, a consistência das ondas de Santa Cruz voltou a permitir dois palanques na Praia do Mirante, onde o Santa Cruz Ocean Spirit - Festival Internacional de Desportos de Ondas decorre até ao próximo domingo.

Segundo um comunicado da organização do evento enviado ao ALVORADA, depois da maratona de ontem, este foi mais um dia intenso que teve início com as repescagens do surf Sub-16 masculino no palanque sul, que ficou entregue às repescagens da modalidade durante todo o dia. De notar que o primeiro e segundo lugar garantem a passagem à próxima fase de repescagens, que ainda poderá levar à luta pelas medalhas.

O destaque vai para Espanha e França, que conseguiram manter todos os seus atletas na competição. Já Escócia, País de Gales, Dinamarca e Irlanda foram as seleções com mais atletas afastados do Eurosurf Junior neste primeiro dia de decisões.

A representação portuguesa não escapou às eliminações, com Aurora Dantas a ser afastada do longboard Sub-18. Já Martim Fortes, outro atleta português em risco, leva as cores portuguesas para a próxima ronda de repescagens do surf Sub-16, numa bateria em que Eli Perrins Davies (País de Gales) “venceu e convenceu”.

O percurso principal de surf avançou no palanque norte, com Francisco Mittermayer (Portugal) a sacar uma nota de 15,4 no Sub-18. "Estar aqui em Santa Cruz a representar Portugal está a ser uma experiência incrível. Poder representar a minha selecção é um desafio, mas também é um objectivo concretizado" explicou o surfista, que aproveitou para falar do espírito que reina entre quem joga em casa: "A selecção portuguesa dá-se toda muito bem, o que é óptimo para o decorrer do campeonato. Se conseguirmos continuar assim, acho que vamos muito longe".

Ibone Gomez rumou de Espanha a Portugal para aquele que considera ser o seu primeiro campeonato com este nível. A estreia está a correr de feição para a espanhola, que venceu todas as baterias em que entrou na água no surf Sub-16. Uma dupla estreia, já que "na verdade é a minha primeira vez em Santa Cruz. Estou a gostar muito, é um sítio incrível e tem umas ondas muito boas". Na próxima ronda a espanhola entra na água ao lado da conterrânea Annette Etxabarri e da portuguesa Erica Máximo.

No terceiro dia de competição do Eurosurf Junior, nota ainda para a passagem de duas surfistas portuguesas para o percurso de repescagem: Beatriz Carvalho na categoria Sub-18 e Maria Dias no Sub-16.

Se durante o dia as atenções estão voltadas para o mar, durante a noite a Aldeia Neptuno deixa-se levar pelo programa musical, num palco por onde já passaram vários DJ’s e artistas nacionais.  Esta terça-feira, o Santa Cruz Ocean Spirit conta com os ritmos do DJ Thomas a abrir e no ‘after’, e de Quem é o Bob?, às 23h30. Todas as noites do Santa Cruz Ocean Spirit têm entrada livre, neste evento organizado pelo Município de Torres Vedras e pela empresa municipal Promotorres.

Texto: ALVORADA com comunicado da CMTV
Fotografia: CMTV