Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Ténis: Gastão Elias continua a vencer e apura-se para as meias-finais do Oeiras Open 2

Gastao Elias 08042022

O lourinhanense Gastão Elias qualificou-se, esta sexta-feira, para as meias-finais de singulares do Oeiras Open 2, torneio do ATP Challenger Tour organizado pela Federação Portuguesa de Ténis no Complexo Desportivo do Jamor, com o apoio do Município de Oeiras.

Cinco dias depois de ter conquistado o nono título da carreira em ‘Challengers’, Gastão Elias (173.º) deu mais um passo em direção à dezena de troféus de campeão ao superar uma batalha exigente com o húngaro Zsombor Piros (227.º), pelos parciais de 6-4, 5-7 e 6-3, após 2h20 de jogo.

Num dos melhores duelos do torneio e com boa casa a apoiá-lo, o tenista da Lourinhã, de 31 anos resistiu à carga física e à surpreendente abordagem ofensiva da parte do magiar, que foi sólido dos dois lados do court, criativo e sem grandes buracos para explorar. Foi a oitava vitória consecutiva no Oeiras Open, a que se juntam outras cinco na anterior passagem pelo Jamor, em Maio de 2021.

Sinto-me bastante bem, muito feliz. Em certos momentos achei que poderia acabar da pior maneira, estava bastante cansado do encontro de ontem e já do de hoje, que começava a ficar longo, mas o positivo é que me mantive mentalmente estável, tentei arranjar soluções e apesar de não ter feito o meu melhor jogo saio daqui com uma vitória, que é o mais importante”, afirmou em conferência de imprensa, após marcar encontro com Zdenek Kolar.

O checo (número 150 do ‘ranking’ e segundo cabeça-de-série), que também precisou de três partidas para seguir em frente - ultrapassou o búlgaro Dimitar Kuzmanov (208.º) por 6-1, 0-6 e 7-6(6) -, levou a melhor no último duelo com Gastão Elias, na final do primeiro Oeiras Open de 2021, pelo que o reencontro deste sábado dará ao português a possibilidade de desforra.

Ele também tem a parte física como ponto forte e nunca desiste de nenhum ponto. Luta sempre até ao fim, portanto vai ser mais um bom teste. Espero e sei que desta vez também vou contar com a ajuda do público, depois de infelizmente não ter tido essa oportunidade no ano passado, e espero que os astros se alinhem para que amanhã consiga aguentar mais um dia”, comentou Elias, enquanto Kolar demonstrou admiração pelo percurso do tenista da casa e deixou garantias de conseguir recuperar após uma jornada dupla - também venceu em pares.

A outra meia-final de singulares do Oeiras Open 2 colocará frente a frente Jozef Kovalik, 181º do ‘ranking’ ATP e campeão do Maia Open em 2019, e Alessandro Giannessi (178.º). O eslovaco superou o checo Lukas Rosol (272.º e antigo 37.º) por 7-6(6) e 6-2, enquanto o italiano levou a melhor sobre o australiano Christopher O’Connell (153.º) por 6-4 e 6-4.

Texto: ALVORADA com GIOO
Fotografia: GIOO