Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Surf: Circuito Mundial regressa a Portugal com o 'Pro Santa Cruz' na Praia do Mirante

Santa Cruz Pro Surf 2021

O circuito mundial de surf regressa esta terça-feira à Europa, com o ‘Pro Santa Cruz’, na Praia do Mirante, competição hoje apresentada e para a qual “as previsões são muito animadoras e com muitas ondas a caminho”.

“Em termos de ondas, Santa Cruz é do melhor que há, isso é muito bom para a organização e é, quase sempre, uma certeza de que a prova vai acontecer dentro do esperado”, disse hoje Francisco Spínola, director-geral para a Europa da Liga Mundial de Surf (WSL), admitindo ser um “orgulho” que o regresso à competição aconteça em Portugal, após mais de um ano de paragem devido à pandemia de Covid-19.

Francisco Spínola referiu que “Portugal é claramente o principal país de eventos de surf na Europa, com provas em todas as categorias”, acrescentando: “Não podíamos começar melhor, do que aqui na Praia do Mirante”. O responsável lembrou que Santa Cruz e a Costa da Caparica vão acolher durante o mês de Maio provas do circuito de qualificação, da categoria 3.000, importantes para o apuramento dos surfistas para o 'challenger series', que dá acesso ao circuito principal.

O tetracampeão português de surf Vasco Ribeiro, presente na apresentação da prova, que decorre entre amanhã e domingo, manifestou-se “muito feliz” com o regresso à competição internacional e referiu que “Santa Cruz é o sítio ideal para começar”. Afonso Antunes, de 17 anos, afirmou o que o ‘Pro Santa Cruz’, “é o tipo de provas para a qual todos se preparam” e garantiu “sentir-se em casa, em Santa Cruz”. “Costumo surfar aqui todos os dias. Em Santa Cruz, a onda tem poucos segredos, quem estiver no sítio certo, à hora certa, é quem vai ganhar”, disse.

A presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Antunes, considerou o evento “extraordinariamente importante para Santa Cruz e para o concelho, em várias vertentes”. “O ‘Pro Santa Cruz’ mostra a preocupação do concelho com os desportos de ondas, sendo importante para várias áreas, entre as quais o turismo”, disse a autarca, referindo o trabalho que está a ser feito a nível local para a “democratização do surf, tornando-o uma modalidade acessível a todos”.

A apresentação da prova, que contará também com a presença dos internacionais Joan Duru (França), Ramzi Boukian (Marrocos) e Kauli Vaast (Taiti/França), ficou marcada por uma homenagem a Carlos Bernardes, antigo presidente do executivo camarário torriense, que morreu na semana passada, que foi descrito como o principal impulsionador da criação do evento. “Este evento foi trazido para Santa Cruz pelo presidente Carlos Bernardes, orgulhamo-nos da visão que teve, que esta prova lhe seja dedicada”, pediu a autarca.

O ‘Estrela Galicia Pro Santa Cruz’, prova de qualificação masculina de 3.000 pontos, vai decorrer entre 11 e 16 de Maio, e o ‘Estrela Galicia Caparica Surf Fest’, que conta com uma prova de qualificação masculina de 3.000 pontos e uma prova de qualificação feminina de 1.000 pontos, está agendado para entre 18 e 23 de Maio.

Texto: ALVORADA com agência Lusa