Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Ténis: Gastão Elias e Tiago Cação na segunda ronda do ‘Oeiras Open’

Gastao Elias 06042021

Os tenistas oestinos Gastão Elias (323.º do ‘ranking’ ATP) e Tiago Cação (551.º) avançaram, esta terça-feira, para a segunda ronda do quadro principal de singulares do segundo ‘Oeiras Open’, torneio ATP Challenger 50 organizado pela Federação Portuguesa de Ténis no Complexo Desportivo do Jamor, em Oeiras. Outros dois portugueses, Nuno Borges (378.º) e Gonçalo Oliveira (296.º), já ontem tinham alcançado este objectivo.

O primeiro a seguir em frente nesta jornada foi Tiago Cação. Uma semana depois de ter alcançado pela primeira vez os quartos-de-final de um torneio ‘Challenger’, o jogador natural de Peniche regressou em grande forma ao ‘court’ central do Jamor e superou o francês Tristan Lamasine (Nº 255), oitavo cabeça-de-série, por 6-2 e 6-4. Com uma exibição extremamente sólida, o jogador que faz parte do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis carimbou a segunda melhor vitória da carreira em termos de ‘ranking’, só atrás do triunfo contra Facundo Arguello (209º), no ‘Lisboa Belém Open’ de 2019.

“Estou bastante feliz. Foi um dos melhores jogos que fiz na minha carreira em termos de opções táticas, atitude e ao nível de como geri o encontro”, começou por dizer o penichense em conferência de imprensa. “Era um jogo que eu não queria mesmo perder. Acordei com os pés de fora (risos). Não queria deixar este jogo escapar, nem vou querer os próximos. Se calhar estou mais empenhado, mais concertado fora do campo e isso reflecte-se dentro do ‘court’ ao nível de atitude e das opções que tomo. Estou a preparar-me da melhor forma e estou a recuperar bastante bem para treinar e jogar com boa preparação física. Este jogo é o resultado da soma das escolhas que eu tenho feito”, sublinhou Tiago Cação no final do encontro.

Depois, seguiu-se o triunfo do tenista lourinhanense Gastão Elias, que reagiu da melhor forma possível à derrota na final do primeiro ‘Oeiras Open’, no domingo, e afastou o argentino Marco Trungelliti (237.º) em duas partidas, com os parciais de 6-1 e 6-4 depois de apenas 72 minutos. “Acabou por ser um encontro tranquilo, mas é sempre um daqueles encontros em que há perigo à espreita. Como disse no outro dia, ele é um jogador muito talentoso e que tem muitas vitórias - e boas vitórias. É completo e isso fez com que eu tentasse entrar da melhor forma possível, porque sabia que se ele saísse na frente do marcador podia crescer em confiança e podia complicar bastante as coisas”, explicou o ex-top 60 ATP após a entrada com o pé direito no torneio desta semana.

A fechar o dia, mais um triunfo português: Gonçalo Oliveira batalhou durante 2h33 e conseguiu vencer o Riccardo Bonadio (291.º) em duas partidas, por 7-6(4) e 7-5, para aumentar para quatro o número de representantes nacionais apurados para a segunda eliminatória do ‘Oeiras Open’.

Para além dos três portugueses, esta terça-feira também foi dia de vitórias para Oscar Otte (alemão primeiro cabeça-de-série que aplicou os parciais de 6-2 e 6-4 ao ‘wild card’ Pedro Araújo, que jogou pela primeira vez o quadro principal de singulares de um ‘Challenger’), Mischa Zverev (ex-top 25 que beneficiou da desistência do compatriota Mats Moraing a meio do encontro para marcar encontro com Tiago Cação) e o norte-americano Ernesto Escobedo, que confirmou o estatuto de terceiro pré-designado ao colocar um travão no bom momento do ‘qualifier’ Evan Furness, com os parciais de 6-3 e 6-2.

Na variante de pares, Nuno Borges e Francisco Cabral assinaram a primeira vitória portuguesa, ao derrotarem os compatriotas e estreantes Vasco Prata e Eduardo Morais, com 6-1 e 6-3. Gonçalo Falcão e o cazaque Denis Yevseyev não conseguiram superar os alemães Mats Rosenkranz e Tom Schonenberg (3-6, 6-4 e 11-9) e Henrique Rocha e Miguel Gomes cederam por 6-1 e 6-2 para Ernesto Escobedo e Lucas Miedler.

Texto: ALVORADA com Gaspar Ribeiro Lança (GIOO)
Fotografia: Sara Falcão (GIOO)