Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Covid-19: adiada etapa de Peniche do campeonato mundial de surf de 2021

surf

O presidente da Câmara Municipal de Peniche disse hoje que é compreensível e sensata a decisão de adiar a etapa de Peniche do circuito mundial de surf de 2021, prevista para Fevereiro, devido à pandemia de Covid-19. "É uma decisão de bom senso que compreendo face à situação de risco que vivemos [por causa da pandemia]", afirmou Henrique Bertino à agência Lusa, adiantando esperar poder realizar a etapa "antes do próximo Verão", se houver condições sanitárias. Para o autarca de Peniche, "seria uma irresponsabilidade manter actividades susceptíveis de juntar muita gente".

A etapa de Peniche do circuito mundial de surf de 2021, prevista para Fevereiro, foi hoje adiada, para reduzir as viagens intercontinentais, anunciou a Liga Mundial de Surf (WSL). O Meo Pro Portugal era a segunda etapa do calendário provisório da competição, entre 18 e 28 de Fevereiro, depois da retoma do circuito, no Havai, em Dezembro deste ano, na sequência do cancelamento da edição de 2020, em 17 de Julho último. "Com o foco nas provas marcadas para os Estados Unidos, foram feitas algumas alterações na temporada de 2021, como o adiamento do Meo Pro Portugal para uma fase posterior da temporada", lê-se no comunicado da WSL, agendando, para o início do ano, um campeonato para Sunset Beach, no Havai, e para Santa Cruz, também nos Estados Unidos.

A organização anunciou também Trestles, nos Estados Unidos, como 'palco' das finais do circuito, em Setembro, e reagendou ainda os campeonatos a disputar na Gold Coast, na Austrália, de Março para Maio, e no Rio de Janeiro, no Brasil, de Maio para Junho.

O calendário divulgado hoje integra 13 campeonatos, incluindo os de Peniche e Indonésia, ambos sem datas previstas, tendo a organização ressalvado que todas as provas e datas podem ser alteradas atendendo à pandemia de Covid-19, nomeadamente no que diz respeito às restrições nas viagens. A etapa de Peniche, presente no calendário desde 2009, é a única prova prevista no continente europeu na edição de 2021 do circuito mundial, que conta pela segunda vez com a presença do português Frederico Morais.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Direitos Reservados