Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Sporting Clube Lourinhanense incluído na série ‘F’ do Campeonato de Portugal

sclourinhanense

Seis anos após a sua última participação em campeonatos nacionais, a equipa sénior de futebol do Sporting Clube Lourinhanense inicia este domingo, dia 20, a sua participação no Campeonato de Portugal. Incluído na série ‘F’ deste campeonato, a equipa da Lourinhã disputa na condição de visitante o seu primeiro encontro desta prova, ao visitar o complexo desportivo de Alverca para aí defrontar na ronda inaugural a equipa local.

Na mesma série do Lourinhanense irão ainda jogar esta época as equipas da União de Santarém, União Almeirim, Alverca, Pêro Pinheiro, Sintrense, Caldas Sport Clube, Clube Desportivo de Fátima, Torreense, Grupo Desportivo de Loures, 1º Dezembro de Sintra e Sacavenense. A nova época do Campeonato de Portugal irá ser disputado até 3 de Abril por 96 clubes, divididos em 8 séries de 12 equipas, com o primeiro classificado de cada série a ser chamado para uma ‘poule’ de acesso à II Liga Profissional. Os 2º, 3º, 4º e 5º classificados de cada série irão formar uma competição a quatro, para apurar o acesso à nova III Liga Nacional. Os 6º, 7º e 8º classificados de cada série, terão no final desta época garantido o seu lugar no novo Campeonato de Portugal de 2021/2022.

Já os últimos quatro classificados de cada série na actual época, terão descida automática aos campeonatos distritais das suas associações. A temporada 2020/2021 vai assim ter o Campeonato de Portugal como a única prova nacional abaixo dos campeonatos profissionais, mas o objectivo da Federação Portuguesa de Futebol é de desmembrar este patamar competitivo em duas competições. A criação oficial da III Liga, por parte da FPF, já no início da época 2021/2022, vai preencher um vazio reclamado por muitos clubes e intervenientes desde que foi extinta a III Divisão Nacional.

O futebol nacional vai assim, a partir de 2021, voltar a ter quatro degraus nacionais. Nos campeonatos profissionais, I e II Ligas, prospectivamente não terão em princípio nenhuma alteração e, a existirem, serão da autoria da Liga de Clubes. Já o mesmo não irá acontecer nas provas organizadas pela FPF. A III Liga vai surgir como terceiro escalão, terá traços profissionais, desde logo por se instituir o salário mínimo nacional dos jogadores dos clubes que aí competem, ao passo que o Campeonato de Portugal, que deve manter a mesma designação, passará a ser o quarto escalão nacional. No fundo, o objectivo é que em 2023/2024 seja a época em que as alterações fiquem completas, com 18 equipas na Liga NOS, 18 na Liga Pro, 20 na III Liga e 56 no Campeonato de Portugal, num total de 112 equipas nestes quatro campeonatos nacionais.

Texto e fotografia: José Santos/ALVORADA