Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Arranque da Semana Europeia do Desporto: IPDJ promove 12H#BEACTIVE no Jamor

beactive

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) abriu esta quarta-feira as inscrições para a corrida 12H#BEACTIVE, que se irá realizar no próximo dia 27, domingo, no Centro Desportivo Nacional do Jamor.

Este evento integra um vasto programa da Semana Europeia do Desporto, que irá decorrer de 23 a 30 de Setembro, numa iniciativa da Comissão Europeia e coordenado em Portugal pelo IPDJ. O objectivo é promover a actividade física e a prática desportiva.

As 12H#BEACTIVE têm um conceito inovador, dentro das recomendações da Direcção-Geral da Saúde, que reúne corrida e caminhada num circuito reservado para os participantes. As 1000 inscrições disponíveis são gratuitas e podem ser efectuadas através do link 12hbeactive.pt

Com início às 08h00 e fim às 20h00, a organização vai promover dois modelos de competição: formato de resistência, em que os atletas são desafiados a participar durante 12 horas (individualmente ou em estafetas), e formato de prova por slot, no qual o atleta escolhe o horário em que pretende participar.

A partida das 12H#BEACTIVE será instalada na pista do Estádio Nacional do Jamor, enquanto a meta será criada na Praça da Maratona; existirá um circuito de 5 quilómetros para a corrida/caminhada, criado especificamente para o evento, na mata do Jamor, com passagem pela Tribuna de Honra.

No desafio de resistência, os atletas podem efectuar as 12 horas de prova a correr e/ou caminhar (participantes nascidos até 2002) e poderão participar de forma individual ou em estafetas de dois, quatro ou seis elementos. A partida acontece pelas 08h00, mas estará disponível até às 10h00. No final, será apurada a distância cumprida pelos atletas individuais e pelas estafetas, privilegiando o maior número de quilómetros cumpridos no circuito durante o período do evento.

Na prova por slot, disputada individualmente, a organização preparou cinco horários diferentes para assim evitar as concentrações de atletas no mesmo espaço. O horário pretendido é escolhido pelo participante no formulário de inscrição: slot 1 das 08h00 às 10h30, slot 2 das 10h30 às 13h00, slot 3 das 13h00 às 15h30, slot 4 das 15h30 às 18h00 e slot 5 das 18h00 às 20h00.

O atleta só pode realizar a prova no período escolhido e deverá iniciar a sua participação até uma hora antes do final do slot (ex: se estiver inscrito no slot das 10h30 às 13h00, deve iniciar a prova até às 12h00). Estão disponíveis as seguintes modalidades: corrida/caminhada 5 km: uma volta de 5 km e corrida/caminhada 10 km: duas voltas de 5 km. Para a classificação, considera-se o tempo que o atleta demorou a cumprir a respectiva distância.

Em comunicado enviado ao ALVORADA, a organização refere que, sendo uma iniciativa sem carácter competitivo, “o IPDJ procura assim promover o desporto entre pessoas de todas as idades, sem esquecer as necessárias medidas de segurança tendo em conta a realidade que vivemos”.

A organização do 12H#BEACTIVE dispõe de um plano de contingência, com medidas a adoptar no evento, que passam por exemplo pela existência de corredores diferenciados para a partida e para a meta; pela delimitação do espaço, com acesso reservado e exclusivo e pela regularidade com que o speaker transmitirá as medidas de prevenção durante o dia.

O evento 12H#BEACTIVE é organizado pelo IPDJ no Centro Desportivo Nacional do Jamor, em parceria com a Federação Portuguesa de Atletismo, a Câmara Municipal de Oeiras e o Clube Olímpico de Oeiras.