Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Ténis: Gastão Elias eliminado na primeira ronda do Torneio Oeiras Open 4

AI Gastao Elias 2025

O tenista Gastão Elias foi eliminado hoje pelo argentino Francisco Comesana na primeira ronda do Oeiras Open 4, no Complexo de Ténis do Jamor, em Oeiras. O tenista da Lourinhã, antigo número 57 do mundo, que atualmente figura na 322ª posição no ranking ATP, perdeu frente ao primeiro cabeça de série (62º ATP) e campeão em título em três sets, com os parciais de 4-6, 6-3 e 6-2.

O maior titulado da história do circuito Challenger no Jamor e também o recordista português de títulos (10) e finais (23) neste nível, dois dos quais conquistados no pó de tijolo do Jamor, em 2022, Gastão Elias, de 34 anos, não resistiu a Comesana, 10 anos mais jovem, que ao fim de duas horas e 32 minutos assegurou a manutenção no torneio de categoria 125 do ATP Challenger Tour.

Num encontro de bom nível mesmo perante condições duras - paragens devido à chuva e muito vento -, a qualidade da resposta de ambos impôs-se e foram várias as trocas de bola prolongadas. Nessas, sentiu-se que o jogador da casa até foi capaz de comandar boa parte das jogadas, mas a consistência do tenista das pampas prevaleceu.

Elias serviu menos vezes e ganhou mais pontos no serviço alheio, só que Comesana amealhou 51% dos pontos na resposta ao serviço (o português colocou somente 44% de primeiras bolas) e criou sempre problemas a partir do início do segundo parcial, momento-chave para a reviravolta.

A derrota de Gastão Elias deixou a representação portuguesa a cargo de Henrique Rocha (203º), Pedro Araújo (412º) e Tiago Pereira (413º), três jogadores com estreias marcadas para quarta-feira - os dois primeiros no Court Central, o último no Court 4 - respectivamente contra o lucky loser espanhol Alejandro Moro Canas (156º), o qualifier suíço Rémy Bertola (292º) e o sérvio Dusan Lajovic (97º), ex-número 23 mundial e campeão de dois títulos ATP.

Texto: ALVORADA com agência Lusa e comunicado de imprensa e fotografia do Oeiras Open 125 (créditos: Álvaro Isidoro/FPT)