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Rally de Lisboa mantém-se como competição única da Taça de Portugal de Ralis em 2025

Logotipo Rally de Lisboa 2025

A edição deste ano do Rally de Lisboa, que vai decorrer entre 30 de Outubro e 1 de Novembro, a competição única da Taça de Portugal de Ralis, vai subir de patamar no calendário desportivo delineado pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting e fazer a sua estreia no Campeonato de Portugal de Ralis 2RM (duas rodas motrizes).

Organizado pelo CPKA - Clube de Promoção de Karting e Automobilismo e com classificativas em piso de asfalto, o Rally de Lisboa volta a ser uma das cinco provas eleitas pelo Clio Trophy Portugal. Em comunicado enviado ao ALVORADA, a CPKA sublinha que “se em 2024 foi a jornada de abertura, esta época terá o privilégio de encerrar o troféu promovido pelo Renault Group. E estará de novo, como nas duas edições anteriores, calendarizado no Internacional Iberian Rally Trophy”.

Entre as várias novidades da quinta edição do Rally de Lisboa, destacam-se a passagem dupla por troços cronometrados emblemáticos como Alcabideche e Peninha. Serão utilizadas novas versões destas duas ‘especiais’ da Serra de Sintra, que fazem parte da história dos ralis, tanto nacionais como do WRC - World Rally Championship (Campeonato Mundial de Ralis). Outra das atracções do novo figurino do Rally de Lisboa é a vila de Mafra, que acolherá uma Super-Especial tendo como pano de fundo o Palácio Nacional de Mafra.

O arranque do rali, na tarde de sexta-feira e à semelhança dos anos anteriores, volta a ter como palco o Padrão dos Descobrimentos, em Belém. O final, no sábado, repete a Marina de Cascais, em cujo paredão e arruamentos limítrofes será disputada uma ‘City Stage’, antes da festa de consagração dos pilotos na cerimónia de entrega de prémios.

O Rally de Lisboa, que em 2024 teve como vencedor o jovem Diego Ruiloba (Citroen C3 Rally2), piloto oficial do Citroen Rally Team Espanha, “reserva para mais tarde outras aliciantes novidades, sobretudo em matéria de pilotos e de equipas participantes”, conclui a organização. Recorde-se que a prova tem percorrido estradas de alguns municípios do Oeste, como Cadaval, Alenquer e Arruda dos Vinhos, com destaque para a classificativa da Serra do Montejunto, que no ano passado foi cancelada por motivos de segurança devido ao nevoeiro serrado que fazia sentir na altura.

Texto: ALVORADA com comunicado da CPKA