Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Baja TT do Oeste: João Ferreira sagra-se campeão nacional de todo-o-terreno com terceiro lugar

baja do oeste 2024 joao ferreira

A dupla João Ferreira/Filipe Palmeiro (Mini) sagrou-se hoje campeã nacional de todo-o-terreno em automóveis, ao ser terceira classificada na Baja TT do Oeste, sétima e última prova do Campeonato de Portugal da especialidade.

O piloto concluiu o último dia da prova organizada pela Escuderia de Castelo Branco na nossa região a 6m24,9s do vencedor, o seu rival na luta pelo título João Dias (Can Am), com o campeão de 2023, Tiago Reis (Taurus), na segunda posição, a 5m01,3s do vencedor. “Fizemos uma prova extremamente boa, conseguimos a nossa primeira vitória à geral neste campeonato, o que comprova que merecemos estar nesta luta até ao fim. O João Ferreira é um justo vencedor do campeonato”, sublinhou João Dias, vencedor da Baja do Oeste.

Com estes resultados, o novo campeão termina o campeonato com 136 pontos, mais 13 do que João Dias, que fechou a temporada com 123. “Queria começar por dar os parabéns ao João Dias pelo excelente ritmo que conseguiu impor e pela sua primeira vitória. Nós gerimos a corrida de trás para a frente, atacámos quando sentimos que era necessário, mas gerimos muito e somámos os pontos necessários para a conquista do título”, começou por dizer. O piloto leiriense, de 25 anos, conquistou o seu segundo título absoluto, depois de ter sido campeão em 2022. Já o navegador Filipe Palmeiro estreou-se a vencer o campeonato. “Quero dar os parabéns ao Filipe Palmeiro, meu navegador, que conquista o seu primeiro título absoluto. Ele é o meu braço direito e esquerdo nesta aventura e por isso é muito merecido que consiga este triunfo”, sublinhou João Ferreira.

João Ferreira e Filipe Palmeiro, que também já garantiram a participação no Rali Dakar de todo-o-terreno de 2025 no Mini da categoria T1+, avançam agora para o terceiro objectivo da temporada, a conquista da Taça do Mundo de Bajas, depois de já terem garantido os respectivos títulos nacional e europeu. A dupla participará já no próximo fim de semana na Baja da Jordânia, penúltima ronda da Taça do Mundo.

Já segundo lugar entre os T1, 16º da geral, permitiu a Edgar Condenso (Ford) sagrar-se campeão dessa categoria enquanto o neerlandês Johannes Senders (Toyota Hylux) venceu a categoria T8.

Nas motas, o já campeão Bruno Santos (Husqvarna) venceu a corrida, com 5.31,6 minutos de vantagem sobre o segundo classificado, Tomás Dias (Honda), e 12.45,4 sobre o francês Christophe Lajouanie (Sherco), que foi terceiro. Pedro Bianchi Prata (Honda) foi 19º classificado mas o resultado foi suficiente para se sagrar pentacampeão mundial de Bajas na categoria de Veteranos. Nos quads, o transmontano Luís Fernandes (Yamaha) venceu a prova, sagrando-se campeão Nacional e Europeu de Bajas.

A Baja do Oeste decorreu ao longo de três dias com cerca de 300 pilotos nas estradas de alguns concelhos da nossa região, com base na Expotorres, em Torres Vedras. Organizada pela Escuderia Castelo Branco, esta edição contou com um investimento de cerca de 300 mil euros e o apoio da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste. A organização da competição envolveu mais de 500 pessoas, entre ‘staff’ e forças de segurança. Com o selo ‘ride green’, o evento contou com pontos de recolha de resíduos e ecopontos ao longo dos 300 km de percurso e uma equipa dedicada a assegurar a recolha da sinalização, minimizando a pegada ecológica.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Direitos Reservados