Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

‘Bom Petisco Peniche Pro’ vai também receber três jovens surfistas de Angola

Peniche Bom Petisco 2024

Já é conhecido o quadro de competição do Bom Petisco Peniche Pro, quinta e última etapa da Liga MEO Surf 2024, que se realiza de sexta-feira a domingo na ‘Capital da Onda’. Em jogo nas ondas de Peniche vai estar a decisão do título nacional masculino, entre Guilherme Ribeiro e Tomás Fernandes, o que faz antever uma etapa emocionante até ao último minuto, acredita a Associação Nacional de Surfistas.

Em comunicado, a ANF refere que em paralelo, a Liga MEO Surf vai receber três jovens surfistas oriundos de Cabo Ledo (Edilson Beto, Júlio Baleia Baita Júnior) e “talentos emergentes de Angola”, que vão acompanhar todos os dias de competição e desfrutar das ondas de Peniche, partilhar conhecimento e interagir com as estrelas do surf nacional, ver de perto a envolvência técnica para a realização de uma etapa da primeira divisão portuguesa e ainda, num formato dedicado, participar num ‘heat’ especial para dar uma experiência real de competição ao mais alto nível.

Naquela que é a grande decisão do Bom Petisco Peniche Pro, o campeão nacional em 2022, Guilherme Ribeiro, lidera o ‘ranking Go Chill’ e irá envergar a licra amarela nas ondas de Peniche. Na vice-liderança do ‘ranking’ e bem perto das contas está Tomás Fernandes, que procura o primeiro título da carreira. O surfista que fizer o melhor resultado em Peniche irá levar para casa o título, numa decisão que poderão surgir somente na final.

Do lado feminino, o título já foi conquistado de forma antecipada por Teresa Bonvalot. Contudo, nem esse factor vai tirar a espectacularidade a uma prova em que a nova geração de talentos do surf feminino vai colocar à prova as surfistas mais experientes nas sempre espectaculares ondas de Peniche. Algo que deixa antever uma grande luta por uma etapa que nos últimos dois anos foi vencida pela júnior Maria Salgado.

Além da decisão dos títulos nacionais e das vitórias do Bom Petisco Peniche Pro, estão também em disputa diversos prémios paralelos como o  ANS Best Wave (melhor onda da etapa), o Bom Petisco Girls Score (melhor pontuação exclusivamente dedicada às senhoras), a Go Chill Expression Session (melhores manobras tanto no masculino como no feminino), o Waversby Round (melhor performance desportiva no round 3), o Waikiki Junior Award (melhor surfista júnior em competição) e ainda o prémio reservado ao melhor surfista local de Peniche.

A Liga MEO Surf 2024 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire! com o apoio do Município de Peniche e o apoio técnico do Península de Peniche Surf Clube e Federação Portuguesa de Surf.

Texto: ALVORADA com comunicado da ASP
Crédito: Jorge Matreno (ANSurfistas)