Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Ténis: Francisca Jorge com exibição de gala segue para os quartos-de-final do Full Protein Caldas da Rainha Ladies Open

Francisca Jorge 1

Naquela que foi uma das melhores exibições de sempre, a tenista portuguesa Francisca Jorge qualificou-se, esta tarde, para os quartos-de-final do Full Protein Caldas da Rainha Ladies Open, prova dotada com 100.000 dólares em prémios e que continua a decorrer até ao próximo domingo Complexo de Ténis da cidade termal.

Ante uma tenista norte-americana, Ann Li, que chegou como terceira cabeça-de-série e 124ª do ‘ranking’ WTA (mas que já tinha ocupado a 44ª posição), a vimaranense do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis, actual 203ª na hierarquia, fez uma exibição quase perfeita, a dominar por completo o encontro, com o domínio dos pontos e muito bem nos seus jogos de serviço. Li não encontrou forma de contrariar a supremacia da lusitana, que, sem surpresa, fechou o embate com claros 6-1 e 6-2 em 1 hora e 5 minutos.

Agora, nos quartos-de-final, a mais velha das irmãs Jorge irá encontrar-se com uma tenista que também tem feito uma prova em crescendo, a italiana Camilla Rosatello, que, hoje, deixou pelo caminho a suíça Valentina Ryser, por 6-7 (4), 7-5 e 6-1. O encontro está agendado para as 15h00.

Muitas dificuldades sentiu a croata Petra Martic, primeira cabeça-de-série e 105ª do ‘ranking’ WTA, para levar de vencida a ‘qualifyier’ da Estónia, Elena Malygina, conseguindo sair vitoriosa em três disputados ‘sets’, pelos parciais de 4-6, 6-3 e 6-4, ficando a saber que a sua próxima adversária será a russa Alina Korneeva, que travou a italiana Lucrezi Stefanini, por 7-6 (3) e 6-4.

Anastasia Zakharova (Rússia), quarta favorita, voltou a ser muito superior a Kristina Mladenovic (França), repetindo o triunfo alcançado na final da Figueira da Foz (W100) em Julho, mas com ainda maior desnível. 6-1 e 6-1 foi o resultado final. A ucraniana Daria Snigur, segunda pré-designada, acabou com as esperanças da eslovaca Viktoria Hruncakova, a qual venceu por 6-2 e 6-4, a alemã Mona Barthel, sétima pré-designada, bateu a russa Julia Adveeva, por 6-1 e 6-4 e a israelita Lina Glushko deixou pelo caminho a alemã Mina Hodzic, por 6-7 (4), 6-0 e 6-4.

Assim, para esta sexta-feira vamos ter os quartos-de-final de singulares a partir das 10h00, com a alemã Mona Barthel a medir forças com a russa Anastasia Zakharova, seguindo-se o embate que vai opor Petra Martic a Alina Korneeva. Não antes das 15h00 (e com transmissão em directo na RTP Play), Francisca Jorge vai tentar o acesso a uma fase mais adiantada da prova, as meias-finais, defrontando a italiana Camilla Rosatello.

Nos pares, já estamos nas meias-finais e com a presença das irmãs Francisca e Matilde Jorge. No encontro com a eslovaca Viktoria Hruncakova e a checa Anastasia Detiuc, as irmãs foram superiores e venceram por 6-2 e 7-5. Amanhã, as suas oponentes serão a dupla primeira cabeça-de-série, a brasileira Ingrid Gamarra Martins e a norte-americana Quinn Gleason, que foram obrigadas a disputar um super ‘tie-break’ com as experientes Conny Perrin (Suiça) e Emily Webley-Smith (GBR), por 6-0, 5-7 e 10-7. A outra semifinal terá como intervenientes a britânica Jodia Anna Burrage e a russa Anastasia Tikhonova e a dupla Vitalia Diatchenko e Anastasia Zakharova.

Texto: ALVORADA com comunicado e fotografia do GIFPCRLO