Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Ténis: Francisca Jorge garante oitavos-de-final no Full Protein Caldas da Rainha Ladies Open

Francisca Jorge

Para cima dela”, foi a frase usada pela melhor tenista portuguesa da actualidade, Francisca Jorge, quando lhe foi perguntado se foi ela que tinha tornado o encontro com a ‘lucky loser’ Sofia Shapatava mais acessível. A resposta foi esclarecedora e demonstra exatamente o que se passou no court ‘Caldas da Rainha’, com a vimaranense a dominar do princípio ao fim e com alguns momentos de bom ténis, apesar das poucas trocas de bolas.

Os parciais de 6-1 e 6-1 demonstram a distância de nível entre Jorge e Shapatava, com a curiosidade da irmã mais nova, Matilde, ter batido esta mesma adversária na semana passada, em Santarém. Agora, será a vez de encontrar um obstáculo bem mais complicado, a norte-americana Ann Li, actual 124ª do Mundo mas que já foi 44ª WTA. Li beneficiou do abandono por lesão da gaulesa Alice Robbe quando já vencia por 6-1 e 1-0.

Nos restantes duelos do dia, destaque para a eliminação da britânica Lily Miyazaki, quinta tenista mais cotada do quadro, que perdeu com a motivada qualifyier italiana Camilla Rosatello, por 6-2 e 7-5, ao mesmo tempo que a ucraniana Daria Snigur, segunda cabeça-de-série, não encontrou problemas para levar de vencida a bielorrussa Anna Kubareva, por 6-2 e 6-3. A suíça Valentina Ryser travou a japonesa Hiroko Kuwata, por 6-4 e 6-1 e também segue para os oitavos de final, o mesmo sucedendo com a russa Alina Korneeva, ex-nº 1 do mundo de juniores em 2023, o mesmo ano em que venceu o torneio junior do Open da Austrália e de Roland Garros. Korneeva defrontou uma tenista da sua idade, 17 anos, a portuguesa Matilde Parreira, a actual nº 1 nacional sub 18, que, apesar da diferença de nível tenístico, deixou bons indicadores para o futuro, com um ténis agressivo positivamente e alguns pontos bem construídos. O resultado de 6-1 e 6-0 pode dar uma ideia da distância entre as duas jogadoras, mas a leiriense aproveitou da melhor maneira o ‘wild card’ concedido pela organização para disputar o quadro principal.

Nos pares, início de prova com a experiente dupla composta pela britânica Emily Webley-Smith e a suíça Conny Perrin a não dar grandes chances a Teresa Franco Dias e a lituana Iveta Dapkute (6-2 e 6-1).  A britânica Jodie Anna Burrage e a russa Anastasia Tikhonova também seguem em frente, depois do triunfo ante a francesa Yasmine Mansouri e a inglesa Beth Grey, por 7-5 e 6-1.

Para esta quarta-feira está agendada a estreia das irmãs Jorge, nos pares, que medem forças com a espanhola Yvonne Cavalle-Reimers e a polaca Martyna Kubka (não antes das 17h30), no mesmo dia em que Teresa Franco Dias vai defrontar a russa Anastasia Zakharova. As francesas Kristina Mladenovic e Harmony Tan encontrar-se, pela primeira vez na história, num torneio profissional, a croata Petra Martic, primeira favorita, mede forças com a britânica Jodie Anna Burrage e a italiana Lucrezia Stefanini, oitava mais cotada, terá uma tarefa complicada com a gaulesa Margaux Rouvroy.  

O Full Protein Caldas da Rainha Ladies Open está dotado com 100.000 dólares e decorre até domingo no Complexo de Ténis das Caldas da Rainha.     

Texto: ALVORADA com comunicado e fotografia do GIFPCRLO