Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Ténis - 'Full Protein Caldas da Rainha Ladies Open': croata Petra Martic com presença garantida

FP Tenis

É a actual 98ª do ranking mas já esteve na 14ª posição na hierarquia WTA. A croata Petra Martic está confirmada na edição deste ano do ‘Full Protein Caldas da Rainha Ladies Open’, sendo um dos ‘wild cards’ da organização desta prova.

Profissional desde 2008, a tenista natural de Split conta no seu palmarés com dois títulos em provas WTA, em Lausane, na Suíça. E em Istambul, na Turquia, para além de mais cinco troféus de campeã em provas ITF.

Destaque ainda para os triunfos sobre tenistas como Arina Sabalenka e Jessica Pegula, campeã e vice-campeã do US Open da passada semana, Ons Jabeur, Paula Badosa, Garbine Muguruza, entre outras jogadoras do top mundial.

Intitulada ‘Full Protein Caldas da Rainha Ladies Open’, a prova deste ano sobe de categoria, dos 60 para os 100 mil dólares de ‘prize money’. A liderar a lista de inscritas de um torneio que vai decorrer no Complexo de Ténis das Caldas da Rainha de 15 a 22 de Setembro, está também a ucraniana Daria Snigur, actual 123ª classificada do ranking WTA ( foi nº 2 do mundo de juniores e  vencedora do torneio júnior de Wimbledon), para além de mais sete tenistas que fizeram parte do restrito lote do top-100 mundial, como são os casos de Lucrezia Stefanini, ex-campeã nas Caldas da Rainha em 2022, Kristina Mladenovic, ex-nº10 do mundo de singulares e nº 1 do mundo de pares (foi agora finalista vencida de pares do US Open), Mona Barthel (ex-23ª), Viktoria Hruncakova (ex-42ª), Harmony Tan (que cometeu a proeza de eliminar a norte-americana Serena Williams em pleno court central de Wimbledon em 2022), ou ainda Jodie Anna Burrage, da Grã-Bretanha, que foi 85ª WTA.  A jovem Alina Korneeva, de apenas 17 anos, regressa a esta prova, ela que conta no seu palmarés com títulos na Figueira da Foz (100 mil dólares) ou Pretória, na África do Sul (60 mil dólares).

A participação lusa fica a cargo de Francisca Jorge, com a melhor representante portuguesa no ranking WTA a ter entrada directa no quadro principal, ela que surge esta semana na posição 198 da hierarquia mundial, da sua irmã Matilde Jorge, a atravessar o melhor momento da sua carreira, e ainda de Ana Filipa Santos, Amalia Suciu, Lena Couto, Carla Tomai ou Matilde Parreira.  

O Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro vai, mais uma vez, ter um papel fundamental neste torneio, com as turmas de desporto audiovisual e turismo a assumir funções no staff da prova.

Texto: ALVORADA com comunicado do gabinete de imprensa do Full Protein Caldas da Rainha Ladies Open
Fotografia: Direitos Reservados (arquivo)