Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Gastão Elias passa à segunda ronda do Torneio Eupago Porto Open

Gastao Elias 2024 2

Gastão Elias foi apurado para a segunda ronda do quadro principal de singulares do Eupago Porto Open. Organizado pela Associação de Ténis do Porto com os apoios da Federação Portuguesa de Ténis e Município do Porto, este ATP Challenger 125 decorre até domingo no Complexo Desportivo do Monte Aventino.

O último português a seguir hoje em frente foi o lourinhanense Gastão Elias. Campeão do Porto Open em 2020, quando o torneio ainda era apenas um ITF M25, o mais experiente dos jogadores lusos em prova superou o alemão Sebastian Fanselow (316º) em duas partidas, por 6-3 e 7-6(1). Também Gastão Elias (327º) pisou um ‘hard court’ pela primeira vez em praticamente cinco meses. O tenista da Lourinhã jogou interclubes na Alemanha no domingo, em terra batida, e acusou a transição entre superfícies, mas o adversário, que vive em Portugal há vários anos, fez o mesmo trajeto e sentiu dificuldades semelhantes.

"Estava um bocadinho preocupado com o encontro de hoje porque não sabia como é que iam estar as condições e não me sinto a 100% por estar ainda a recuperar de dores no cotovelo. Ainda não sirvo a 100% e estava preocupado com tudo isto, mas sabia que tinha aqui uma oportunidade boa, sobretudo depois da desistência [Lucas] Pouille. Tudo isso fez com que o nervosismo aumentasse”, admitiu já com a vitória no bolso. Acrescentando que a lesão no cotovelo "não é nada de grave", mas sim consequência "das jornadas duplas que tive em Poznan e em Milão por causa da chuva", Elias fez um balanço "positivo" de um encontro que considerou "sólido" apesar de não ter brilhado.

O adversário da segunda ronda será Vadym Ursu (338º), o ‘lucky loser’ ucraniano que logo de manhã entrou para o lugar do ex-top 10 Lucas Pouille e eliminou Francisco Rocha. O portuense esteve a um bom nível na semana passada e jogou a primeira final individual da carreira, mas sentiu mais dificuldades frente a um adversário com outro andamento e perdeu por 6-1 e 6-4 no duelo que abriu a jornada.

Dos quatro portugueses apurados para a segunda ronda de singulares, três entrarão em acção já esta quarta-feira: a jornada começa às 11h00 logo com o embate entre João Domingues e Jaime Faria, ao qual se segue o de Gastão Elias com Vadym Ursu. Os dois duelos serão transmitidos em directo pela Sport TV.

Texto: ALVORADA com GI do Eupago Porto Open Challenger 125
Fotografia: Lourenço Rodrigues/Pedro Loureiro/Murilo Augusto