Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Autarcas do concelho da Lourinhã elogiam importância para a região do Troféu Joaquim Agostinho

Autarcas e GP Joaquim Agostinho 2024 1

O Grande Prémio Internacional de Ciclismo de Torres Vedras - Troféu Joaquim Agostinho, cuja primeira etapa termina esta tarde, pelas 16h00, na vila da Lourinhã, é elogiada pelos autarcas lourinhanenses. A 47ª edição desta importante prova de ciclismo nacional, que está na estrada deste ontem e que termina no domingo, para além de ser a corrida portuguesa há mais tempo inscrita no calendário da UCI (União Ciclista Internacional), homenageia o malogrado ciclista torriense, desaparecido precocemente há 40 anos. O Município da Lourinhã esteve representado na apresentação da prova, no passado dia 25 de Junho, pelos presidentes da câmara e das juntas de freguesia do Vimeiro e da Lourinhã e Atalaia.

Para o presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, a prova realizada pela União Desportiva do Oeste e que tem como parceiros o Município de Torres Vedras e a OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste, “os lourinhanenses têm muito gosto por esta modalidade, havendo uma paixão muito grande nas gentes do nosso município”. Ainda segundo João Duarte Carvalho, “a Câmara Municipal teve que se associar e também a OesteCIM, onde os 12 municípios estão integrados e a apostar nesta modalidade e nesta prova que é uma referência local e regional mas também a nível nacional”.

Já para o presidente do executivo da União das Freguesias da Lourinhã e Atalaia, este grande prémio “representa muito em virtude do nosso território ter um potencial do ciclismo e de ter pessoas da Lourinhã e Seixal que andaram nesta modalidade muitos anos”. Pedro Margarido justifica esta aposta ao apoiar a prova da UDO, desde uma partida de uma das etapas no ano passado e este ano verifica-se uma chegada do pelotão, com a meta no centro da vila. “Todas as freguesias do concelho da Lourinhã apoiaram esta prova que vai passar por quase todas as freguesias do nosso concelho”, destacou o autarca.

Também o presidente da Junta de Freguesia do Vimeiro sublinha que “há um histórico antigo de chegadas desta prova junto ao monumento [da Batalha do Vimeiro] e a freguesia conta com muitas pessoas apreciadoras de ciclismo, bem como nas localidades vizinhas”. Ainda segundo Rui Santos, no ano passado como a prova decorreu quando da realização da recriação histórica, “não foi possível colaborar com este grande prémio, este ano retomámos com a colocação de uma meta volante junto ao monumento, numa passagem que achamos que faz todo o sentido junto aquele espaço”.

A notícia pode ser lida na íntegra na próxima edição impressa e digital do ALVORADA.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA